Logo O POVO+
RC e Wagner dão "giro" de entrevistas; Elmano segue sem vice defiinida
Politica

RC e Wagner dão "giro" de entrevistas; Elmano segue sem vice defiinida

Período pós-convenções ainda é marcado por impasse na chapa do PT, mas candidatos já iniciam agendas de olho na disputa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Elmano Freitas (PT) ainda busca uma vice (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Elmano Freitas (PT) ainda busca uma vice

Nos primeiros dias após o fim do prazo da Justiça Eleitoral para a realização de convenções partidárias de olho na eleição deste ano, os candidatos ao Governo do Ceará Capitão Wagner (UB) e Roberto Cláudio (PDT) deverão passar a segunda-feira em maratona de reuniões internas e entrevistas para veículos de imprensa. Campanha de Elmano Freitas (PT), por outro lado, segue focada na indicação de um novo candidato a vice para a chapa.

O impasse na campanha petista ocorre desde sábado, quando a fisioterapeuta Renata Almeida (MDB) comunicou desistência poucas horas após ser confirmada como vice na chapa de Elmano. Indicada diretamente por Eunício Oliveira (MDB), Almeida alegou estar sendo alvo de ataques e fake news nas redes sociais.

Desde então, cúpulas do MDB e partidos que apoiam o petista mantêm intensa agenda de reuniões para a nova escolha. Até a noite de ontem, no entanto, o caso permanecia sem desfecho, embora exista um consenso entre dirigentes do partido de que a nova indicação para a chapa seja de um nome feminino.

Segundo o deputado estadual Leonardo Araújo (MDB), que participa das discussões, nada de concreto havia sido definido até a tarde de ontem. Ele também destaca que não existe previsão para a indicação. Dirigentes do PT próximos de Elmano destacam que, pelo prazo da Justiça, o nome pode ser indicado em até dez dias após a desistência de Almeida.

Caso o critério de gênero for confirmado, nomes citados hoje entre o MDB para a indicação seriam da ex-secretária executiva de Esportes do Ceará, Jade Romero, da vereadora de Juazeiro do Norte Jacqueline Gouveia e da vice-prefeita de Itapipoca, Jocélia Castro.

Um grupo de deputados estaduais do MDB, no entanto, tem reforçado junto à cúpula emedebista ter interesse pela vaga, incluindo, além do próprio Leonardo Araújo, os parlamentares Nelinho Freitas e Audic Mota. Entre esses nomes cotados, Jade Romero e Jocélia Castro inclusive foram às redes sociais se manifestar sobre o caso.

"Há mais de 15 anos sou servidora pública efetiva, sempre estarei disponível para servir ao meu estado com muito amor e dedicação", escreveu a vice-prefeita de Itapipoca no Instagram. No mesmo sentido, Jade disse estar "feliz" por ter ouvido "tantas menções" ao seu nome, além de compartilhar manifestações em defesa da indicação dela nas redes.

Sem maiores problemas entre as chapas formadas até a última sexta-feira, candidaturas de Capitão Wagner e Roberto Cláudio deverão começar a semana em agendas mais "corriqueiras" para o período de pré-campanha. Para ambos os candidatos, estão previstas nos próximos dias diversas entrevistas para veículos locais e nacionais de imprensa.

"Essa semana será dedicada a entrevistas nos principais veículos de imprensa do Ceará como também em nível nacional. Até as eleições, o tempo também será para planejamento das ações da campanha do candidato, em comum com a chapa e demais candidatos da coligação", destaca Capitão Wagner, que prevê ainda uma agenda de visitas e articulação política no Interior do Estado, de olho na estruturação de comitês nos municípios.

No fim de semana, o candidato do União Brasil conciliou compromissos de campanha com agenda pessoal, visitando um festival de quadrilhas juninas em Fortaleza e participando de evento pessoal fechado.

Já Roberto Cláudio participará às 10h desta segunda-feira de uma sabatina organizada pelo UOL e pela Folha de São Paulo. Amanhã, o candidato do PDT participa à tarde de entrevista no programa Jogo Político, do O POVO.

No fim de semana, o ex-prefeito aproveitou o fim de semana para "amarrar" apoio de prefeitos do PSB à sua candidatura, participando de um encontro entre gestores municipais e lideranças locais da legenda, incluindo o deputado Denis Bezerra. (Carlos Mazza/Luciano Cesário)

 

O que você achou desse conteúdo?