Logo O POVO+
Como acolher o profissional com depressão?
Pop-Empregos-E-Carreiras

Como acolher o profissional com depressão?

O tema ainda é tabu no ambiente empresarial por causa do preconceito. Cuidar da saúde mental é essencial para evitar absenteísmo e afastamentos do trabalho
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Falta de energia, déficit de memória e pessimismo são alguns dos sintomas da depressão. O emocional afeta diretamente o desempenho do profissional, ainda que a causa não esteja relacionada ao trabalho. É uma questão relevante para o mercado porque os custos de absenteísmo, afastamento ou aposentadoria dos profissionais são altos. Vale a pena acolher o funcionário ou colega, pois as pessoas são o principal recurso para bons resultados.

O cuidado com os funcionários, inclusive, não tem, nem precisa ter finalidade filantrópica. "As empresas têm muito a perder, o custo do não investimento pode ser maior do que o custo de cuidar das pessoas. A empresa está ali para corresponder às expectativas dos seus investidores, isso é um dado da realidade, não é pecado, só que não se pode fazer isso de uma maneira descuidada, selvagem", reforça a psicóloga Clínica e do Trabalho, Luci Endson Balthazar.

Além dos sinais emocionais, apatia, irritabilidade, fadiga etc., a depressão acaba se manifestando com sintomas físicos. "É uma lista longa, mas um exemplo é gastrite, úlceras que têm origens nos sapos engolidos. A sabedoria popular fala sobre engolir sapos, realmente, isso acaba trazendo consequências no corpo", acrescenta Luci.

No Brasil, já foram concedidos 79.658 auxílios-doença pelo motivo "depressão" até agosto deste ano, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Aqui no Ceará, a gerência-executiva do órgão contabiliza 2.165 auxílios por depressão em 2020, o que corresponde a um montante de R$ 2,6 milhões pagos em benefícios.

Com Maria*, a depressão começou com a perda do sono, do apetite. Ela conta que não tinha ânimo para trabalhar, embora o trabalho não fosse a causa da depressão. "Foi uma decepção muito grande que envolvia minha família. Mas hoje eu sou outra pessoa, recuperei minha autoestima, trabalho normalmente. Graças ao tratamento e às medicações", explica.

Para não perder um bom funcionário e evitar custos com treinamento de novas pessoas, é necessário ajudar. Essas pessoas precisam ser encaminhadas a um psicólogo ou psiquiatra para diagnóstico e tratamento adequados. "Quanto mais cedo for detectado e o tratamento tiver início, melhor. Muito importante também é o gestor lidar com o restante da equipe evitando interferências, brincadeiras ou pressões sobre a pessoa", informa Luci.

O profissional pode tomar a iniciativa de buscar o RH da empresa, ou o gestor pode encaminhá-lo. A Bayer, companhia química e farmacêutica alemã, disponibiliza no País um serviço terceirizado de apoio financeiro, jurídico e psicológico para os cerca de 6.400 colaboradores dela. O programa chamado "Conte Comigo" funciona 24h, é gratuito e, com a pandemia, teve um aumento de 7% da taxa de utilização, em março, para 12%, em abril.

Segundo a gerente de Remuneração Total da Bayer, Priscila Mendes, não é possível mensurar o impacto do programa na produtividade dos funcionários, porque os dados são confidenciais. Mesmo assim, essa e outras iniciativas são reconhecidas: "Há momentos em nossas vidas em que precisamos de uma orientação ou de um apoio para nos ajudar a enfrentar situações difíceis. Essas situações, muitas vezes, enquanto não resolvidas, impactam em nossa saúde. Por isso, a Bayer mantém esse tipo de atendimento, que, certamente, contribui para o bem-estar de nossos colaboradores e, consequentemente, em sua rotina de trabalho".

*Nome alterado para preservar a identidade da fonte

DEPRESSÃO É DOENÇA

Depressão é a doença mais incapacitante do mundo em 2020, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Quem sofre com o problema ainda precisa lidar com o medo de tratar o assunto com chefes, com o sentimento de culpa e com a vergonha. "A maioria das pessoas respeita e apoia quando alguém apresenta uma doença física. Mas, quando se trata de transtornos envolvendo a mente, é comum vermos impaciência, intolerância e incompreensão por parte de alguns. E há os que querem ajudar, mas acabam criando mais pressão. O melhor é mostrar-se tranquilo, acessível para escutar se a pessoa espontaneamente quiser falar", explica a psicóloga Luci Endson Balthazar.

Outra dica dela é não bombardear essas pessoas com frases como “Está com essa cara horrorosa por quê?”, “Você chora de barriga cheia”, "Divirta-se que vai te fazer bem". "Se a empresa não tem um programa de Saúde Mental no Trabalho funcionando, com o respectivo protocolo, o gestor deve conversar em particular com a pessoa, da maneira mais delicada e discreta possível, colocar-se à disposição para ajudar. Porém, sem jamais invadir o outro para que conte o que está acontecendo", diz a psicóloga.


 

AFASTAMENTO X PRECONCEITO

Durante o período de afastamento pelo INSS, o funcionário não pode ser demitido, e o contrato fica suspenso, explica o procurador do Ministério Público do Trabalho no Ceará, Antonio de Oliveira Lima. "Mas não tem uma estabilidade pelo fato de a pessoa estar com depressão ou qualquer outra doença, por si só não é motivo de estabilidade. Agora, se a depressão for caracterizada como acidente de trabalho, nesse caso a garantia fica de 12 meses após cessar o benefício previdenciário", diz ele.

Até ficar apta para trabalhar, Maria, por exemplo, chegou a ficar afastada de três empresas pelo INSS. "Quando eu retornava, sempre era demitida porque os empregadores achavam que era frescura", lembra. Antonio Lima reforça: uma eventual demissão por discriminação pode ser anulada. A orientação é sempre para as empresas acompanharem os profissionais doentes da melhor forma possível. "Há necessidade de conscientização, muitas pessoas têm problemas de saúde mental, não é pelo fato de aparentemente não ter motivo que a pessoa deve desprezar o sofrimento das outras", completa ele.

90.101

auxílios-doença pelo motivo "depressão" foram concedidos no Brasil em 2019

79.658

auxílios-doença pelo motivo "depressão" foram concedidos no Brasil em 2020, até agosto

Fonte: INSS

Tristeza x Depressão

Tristeza não é doença, todos nós experimentamos em alguns momentos na vida, de acordo com a psicóloga Luci Balthazar. "Tristeza tem uma causa conhecida, dura alguns dias, o funcionamento mental fica preservado e a pessoa consegue manter suas atividades de rotina sem muito esforço. Na depressão, em geral, a causa é algo vago, não aparente, provoca prejuízo intelectual e interfere nas atividades do dia a dia", explica a especialista.

 

Sintomas da depressão

> Apatia

> Irritabilidade

> Fadiga

> Higiene pessoal descuidada

> Pessimismo

> Culpa

> Vergonha

> Falta de atenção

> Déficit de memória

> Dificuldade de
tomar decisão

> Lentidão de pensamento

 

Aprenda a ajudar

1. Evite interferências ou brincadeiras sobre a pessoa, não faça da doença o foco dos assuntos;

2. Mostre tranquilidade para escutar, mas apenas fale sobre isso se a pessoa quiser;

3. Se possível, coopere no trabalho e nas tarefas cotidianas;

4. Não bombardeie o colega com frases de força de vontade, pois isso pode configurar também uma pressão mental.

 

O que você achou desse conteúdo?