Logo O POVO+
Análise do trato vocal
Pop-Empregos-E-Carreiras

Análise do trato vocal

Técnicas de processamento digital de sinais auxiliam em um diagnóstico precoce
Edição Impressa
Tipo Notícia

Avoz é um dos principais meios de comunicação do ser humano. A voz é formada através de tecidos musculares no interior da laringe chamados de pregas vocais que, ao expulsarem o ar, vibram produzindo o som. O som é um sinal acústico que contém informações importantes sobre o indivíduo que o gerou. A qualidade dessa voz depende diretamente da vibração e da abertura e fechamento da glote. A presença de patologias na laringe causa mudanças significativas nos padrões vibratórios, afetando a qualidade da produção vocal. Esses efeitos podem ser percebidos por um profissional da saúde e um diagnóstico pode ser feito.

Existe uma grade variedade de doenças relacionadas ao trato vocal que causam modificações na voz. Dentre as patologias da laringe estão os nódulos vocais, cistos, pólipos, edema de Reinke, carcinomas, enquanto outras que são provocadas por doenças neurodegenerativas. Atualmente, há um drástico aumento dessas patologias, associadas principalmente devido aos hábitos não-saudáveis como o tabagismo, o alcoolismo e o envelhecimento natural, além do abuso vocal.

Para o diagnóstico das patologias, existem diversos procedimentos de rotina para examinar a laringe com propósitos clínicos ou de investigação, feitos pwor médicos otorrinolaringologistas ou fonoaudiólogos. Esses procedimentos incluem videolaringoscopia (realizado por meio de um aparelho endoscópico acoplado em um sistema de vídeo), videoestroboscopia (iluminação estroboscópica da laringe, útil para visualização dos movimentos), eletromiografia (observação indireta do estado funcional da laringe) e videofluoroscopia (técnica radiográfica na qual o paciente ingere uma substância rádio-opaca para avaliar a deglutição). Todos esses métodos são invasivos e causam desconforto ao paciente.

Desta forma, abre-se a possibilidade de avaliar a qualidade vocal e as patologias que a modificam a partir da análise das características do sinal acústico vocal. Um método não invasivo é proposto usando uma técnica baseada na escuta da voz do paciente por um microfone, em uma sala controlada, e a gravação de frases específicas possibilitando uma avaliação através das medidas acústicas calculadas e processadas por um algoritmo de reconhecimento de padrões, que as classificam de acordo com a patologia que as caracterizam.

A análise da qualidade vocal por meio da análise acústica, empregando técnicas de processamento digital de sinais, vem sendo muito estudada no decorrer dos últimos anos. Essa forma de análise permite conhecer ou predizer as condições anatômicas e fisiológicas das estruturas laríngeas, auxiliando em um diagnóstico precoce e podendo influenciar positivamente no tratamento e na cura da doença. Esse é um dos temas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações (PPGET) do IFCE.

Laysa de Freitas Marques Holanda, aluna de mestrado do PPGET - IFCE

Francisco José Alves de Aquino,
professor do PPGET - IFCE

O que você achou desse conteúdo?