Em muitas empresas o profissional de Recursos Humanos já não atua mais apenas no recrutamento e no departamento de pessoal das corporações, tendo atualmente um papel bem mais estratégico e contribuindo significativamente para agregar valor ao negócio. Assim, foi criada a figura do Business Partner (BP), expressão em inglês que significa parceiro de negócios, que atua nas organizações promovendo a interação entre as áreas de negócio e a gestão de pessoas.
O que faz o Business Partner?
O Business Partner atua como parceiro estratégico e consultor interno dos gestores das áreas da empresa, ajudando na tomada de decisão. Ele alia suas habilidades em gestão de pessoas ao conhecimento acerca dos negócios, discutindo, apresentando sugestões, implementando e acompanhando soluções táticas e estratégicas para o negócio e para as pessoas, gerando assim resultados mais eficientes para todos.
Quais habilidades deve ter o Business Partner?
O Business Partner normalmente é um generalista dos processos de gestão de pessoas, pois precisa lidar com vários assuntos em paralelo. Por realizar um serviço consultivo e de atendimento ao cliente interno, ele precisa ter conhecimento do negócio, habilidade de questionamento e analítica, além de pensamento sistêmico e estratégico.