Logo O POVO+
Business Partner nas organizações
Pop-Empregos-E-Carreiras

Business Partner nas organizações

Edição Impressa
Tipo Notícia
Luanna Rodrigues é gerente de Recursos Humanos da Unimed Fortaleza, empresa Parceira de Gestão da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Ceará (ABRH-CE) (Foto: arquivo pessoal)
Foto: arquivo pessoal Luanna Rodrigues é gerente de Recursos Humanos da Unimed Fortaleza, empresa Parceira de Gestão da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Ceará (ABRH-CE)

Em muitas empresas o profissional de Recursos Humanos já não atua mais apenas no recrutamento e no departamento de pessoal das corporações, tendo atualmente um papel bem mais estratégico e contribuindo significativamente para agregar valor ao negócio. Assim, foi criada a figura do Business Partner (BP), expressão em inglês que significa parceiro de negócios, que atua nas organizações promovendo a interação entre as áreas de negócio e a gestão de pessoas.

O que faz o Business Partner?

O Business Partner atua como parceiro estratégico e consultor interno dos gestores das áreas da empresa, ajudando na tomada de decisão. Ele alia suas habilidades em gestão de pessoas ao conhecimento acerca dos negócios, discutindo, apresentando sugestões, implementando e acompanhando soluções táticas e estratégicas para o negócio e para as pessoas, gerando assim resultados mais eficientes para todos.

Quais habilidades deve ter o Business Partner?

O Business Partner normalmente é um generalista dos processos de gestão de pessoas, pois precisa lidar com vários assuntos em paralelo. Por realizar um serviço consultivo e de atendimento ao cliente interno, ele precisa ter conhecimento do negócio, habilidade de questionamento e analítica, além de pensamento sistêmico e estratégico.

 

O que você achou desse conteúdo?