Poucas organizações protegem adequadamente seus investimentos feitos ao contratar novos colaboradores. Os programas de socialização organizacional tradicionais, com foco em políticas, procedimentos, benefícios e outras questões administrativas são insuficientes para integrar novos colaboradores em suas organizações.
ERROS MAIS COMUNS QUE AS EMPRESAS COMETEM NO PROCESSO DE ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS:
1. Empresas que não se preocupam em levar o novo colaborador a ter uma visão global da empresa e seus negócios;
2. Delegam a tarefa a pessoas que não tem a devida qualificação ou formação para tal;
3. Ausência de planejamento sobre cada fase do processo de integração;
4. Tratam o acolhimento como tarefa burocrática sem dar o devido valor às implicações humanas do mesmo.
COMO FIDELIZAR ATRAVÉS DO ONBOARDING?
A inserção na cultura e o estabelecimento de relacionamentos-chave são essenciais para uma entrada bem-sucedida. O momento em que os novos colaboradores entram na organização é singular e uma excelente oportunidade de captar seu otimismo e "imprimir" neles a marca empregadora da organização.