Logo O POVO+
Seguro viagem
Populares

Seguro viagem

Quais são as vantagens de contratar um seguro antes de fazer uma viagem nacional e internacional
Edição Impressa
Tipo Notícia

Para qualquer pessoa que vá realizar uma viagem, seja nacional ou internacional, é necessário estar bem preparado e ter informações de antemão. O seguro viagem é um dos itens indispensáveis para que o turista aproveite, ao máximo e com tranquilidade.

O seguro é individual, para pessoas físicas, e não inclui pets. Robson Moraes, gerente da Sucursal Ceará da Porto Seguro, no entanto, explica que os segurados que residem em São Paulo contam com descontos em estabelecimentos parceiros para hospedarem os pets durante a viagem.

O que ele cobre?

•O seguro viagem cobre gastos com diversos tipos de imprevistos, de extravio de bagagem até despesas médicas, hospitalares e odontológicas em qualquer parte do mundo.

•Caso o segurado não tenha condições de retornar como passageiro regular por motivo de acidente ou doença, o seguro também garante o reembolso do traslado até seu local de origem.

•O seguro viagem oferece atendimento em português 24 horas por dia e serviço de assessoria em viagem, que auxilia o turista na reserva de hotéis e restaurantes.

No Brasil

Um ponto que merece ser destacado: é comum associar o seguro apenas a viagens para fora do País, mas estar protegido é importante também quando os passeios são realizados em território nacional. A cobertura não deve ser limitada à duração das viagens, e sim permitir garantias e proteção contra imprevistos, independente do local.

Na hora de contratar

A comerciante Natália Vasconcelos Peixoto, 35, viajou em junho deste ano ao Chile. Ela pesquisou bastante antes de contratar um seguro viagem. "As empresas dão preços muito distintos, dependendo da comodidade e das preferências. No Chile, tinha a opção para quem ia fazer esportes na neve, como eu não ia, o meu pacote saiu mais barato. Em caso de hospitalização, eu já fico mais tranquila em relação a esses custos, além de mala extraviada", diz. Natália indica que as pessoas pesquisem bem antecipadamente. "É sempre bom observar coisas que se quer e o que as empresas têm a oferecer. É questão de escolher um pacote dentro do seu orçamento e que abarque o que você vai precisar na viagem", finaliza.

É obrigatório em todos os países?

O seguro viagem é obrigatório para quem vai visitar o continente europeu. Essa obrigatoriedade surgiu após o Tratado de Schengen, acordo firmado entre 26 países europeus que estabelece livre circulação para visitantes e exige a adesão ao seguro. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.

Preço

O valor dos serviços varia de acordo com a quantidade de dias, o destino e a categoria. A base do cálculo é a cotação do dólar.

O que você achou desse conteúdo?