Logo O POVO+
As hipóteses por trás do mau resultado de Maracanaú
Reportagem

As hipóteses por trás do mau resultado de Maracanaú

Pior estatística. Homicídios
Edição Impressa
Tipo Notícia

Apontado como o município com mais de 100 mil habitantes com maior taxa estimada de homicídios no País, Maracanaú ainda aparece mal em outros indicadores sociais no Atlas da Violência — Retratos dos Municípios Brasileiros. Conforme citado na pesquisa, no Município, 63,2% das crianças vulneráveis à pobreza e uma taxa de 18,1% de pessoas de 15 a 24 anos que não estudam nem trabalham e são vulneráveis à pobreza. Município considerado o mais pacífico do País, Jaú (SP) tem nesses indicadores média respectiva de 18,7% e 3,9%. Sua taxa estimada de homicídio é de 2,7 para cada 100 mil habitantes, enquanto a de Maracanaú é 145,7.

Especialistas ainda apontam outras hipóteses que podem estar relacionadas ao alto índice de criminalidade no município. Para o sociólogo Geovani Jacó, coordenador do Laboratório de Estudos Conflitualidades e Violência (Covio), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o desenvolvimento ocorrido em Maracanaú, como importante polo industrial, "não abarcou as reais necessidades das pessoas". "A gente vê que é um tipo de modelo de desenvolvimento, que moderniza as estruturas, cujo processo não dialoga com a cultura e a dinâmica local. E como reflexo disso é o aumento da criminalidade". O coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da Universidade Federal do Ceará (UFC), o sociólogo César Barreira, percebe carência "de política urbanística mais efetiva" na cidade. Sem se deter ao caso específico de Maracanaú, ele aponta motivos como a migração de criminoso de cidades maiores para menores, a grande desigualdade social e a facilidade ao acesso de armas de fogo como algumas das razões que explicam o aumento da criminalidade nas regiões Norte e Nordeste. Como solução, ele cobra investimento em inteligência policial e políticas de segurança melhor articuladas com políticas comunitárias e de bem estar social.

A SSPDS ressalta que já em 2018 Maracanaú havia registrado redução de 44,4% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) na comparação com 2017. A tendência se manteve no primeiro semestre deste anos. "Nos seis primeiros meses de cada ano, o município registrou queda de 45,3% nos CVLIs, saindo de 106 registros, em 2018, para 58 casos, este ano". Além disso, a SSPDS destacou que, em 2017, a cidade passou a contar com base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio). E, em 2018, o município passou a integrar o sistema de videomonitoramento do Estado.

 

O que você achou desse conteúdo?