Logo O POVO+
Intolerância ambiental
Reportagem

Intolerância ambiental

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

Bolsonaro precisa de um basta. E o que resta de democracia ainda permite o livramento do País de um presidente sem marcos civilizatórios locais e globais. Livramento de um chefe de Estado com discurso e práticas de desprezo com as causas sociais e pendências humanitárias. Que desdenha da necessidade ambiental de convivermos com a criança, o bicho, o rio, o negro, a abelha, o empresário, o homossexual, o desempregado, o mar, o velho, o indígena, a mulher e as florestas Amazônicas...

Não há mais tempo para só fazermos memes ou repetir as mesmas lamúrias de todas as manhãs, ou o dia todo, e enviá-las por zap para um grupo ou alguém que tem apenas sangue de emojis. Que não transforma o sentimento de "permanente violentado" em ação potente nas ruas ou na pressão de deputados estaduais, federais e senadores.

Se o desprezo pela Amazônia e o favorecimento para sua destruição afetam o Planeta, e já que aqui não se consegue reação à altura do fogo de uma queimada, então que haja um processo de crime contra a humanidade atribuído ao presidente do Brasil.

Os advogados franceses Jessica Finelle e François Zimeray, um ex-embaixador da França encarregado dos Direitos Humanos, escreveram artigo em novembro de 2018 no jornal Le Monde sugerindo a possibilidade de uma ação na Corte Penal Internacional, em Haia.

De novembro para cá, é avassalador o prejuízo na Amazônia. Seja pela reverberação criminosa de um discurso pelo fim dos marcos de controle e fiscalização de regras ambientais, seja pela prática concreta quando se libera centenas de agrotóxicos. Seja quando se tenta desacreditar o Inpe no monitoramento do desmatamento ou quando se ameaça reserva indígena. Seja quando se despreza o Fundo da Amazônia ou se legaliza o armamento em propriedades rurais...

As queimadas e a criminalização irresponsável da maioria das ONGs são mais sinais do autoritarismo ganhando musculatura. Bolsonaro precisa de um basta.

O que você achou desse conteúdo?