Logo O POVO+
"O Senado deu recado de que não tolera isso", diz Girão
Reportagem

"O Senado deu recado de que não tolera isso", diz Girão

Legislação eleitoral. Mudança
Edição Impressa
Tipo Notícia

Senador pelo Podemos, Eduardo Girão afirmou ontem, logo depois da votação que rejeitou projeto de lei aprovado pela Câmara, que o "Senado deu recado de que não tolera isso".

O parlamentar disse que a Câmara dos Deputados "terá que desfazer tudo que foi feito" e que espera que a Casa "não dê as costas à população".

Girão fala da medida que propunha alterações que flexibilizavam a legislação eleitoral e criavam mecanismos que abrandavam a prestação de contas dos candidatos.

A proposição foi avaliada ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, que vetou quase a integralidade do conteúdo. Em seguida, foi levada a plenário, onde o relator, Weverton Rocha (PDT/MA), apresentou um substitutivo, aprovado por maioria.

O texto-base da proposta passou pela Câmara em 3 de setembro. No dia seguinte, deputados encaminharam destaques que modificavam as regras, abrindo brecha para prática de caixa 2, além de possibilidade de aumento de recursos para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, chamado de fundo eleitoral.

A intenção dos congressistas era chegar a R$ 3,7 bilhões - o valor repassado em 2018 e mantido para 2020 era R$ 1,7 bi.

Segundo Girão, a votação no Senado "foi uma grande vitória porque rejeitou integralmente aqueles dispositivos que eram verdadeiras aberrações, que tiravam a transparência de regramento jurídico". Indagado se acredita que a Câmara irá ignorar a decisão e retomar o projeto anterior, Girão disse acreditar que "ela tenha bom-senso".

E concluiu: "Esses dispositivos (no projeto) permitiam que partido usasse dinheiro para pagar advogados de pessoas condenadas por corrupção. Tirava o regramento que dificultava o caixa 2 e mexia em todo o sistema do TSE. Era um absurdo".

 

O que você achou desse conteúdo?