Logo O POVO+
Aumenta número de atentados no interior e RMF
Reportagem

Aumenta número de atentados no interior e RMF

No sexto dia de ataques, foram pelo menos 9 fora da Capital. Articulação entre facções em todo o Estado é desafio para a segurança pública
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ÔNIBUS incendiado na CE-065, em Maranguape, no bairro Coité (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo ÔNIBUS incendiado na CE-065, em Maranguape, no bairro Coité

Nove dos 17 ataques registrados somente na quarta-feira, 25, aconteceram fora da capital. Os municípios de Várzea Alegre, Juazeiro do Norte, Maranguape, Tauá, Choró, Paraipaba, Eusébio e Maracanaú tiveram carro, ônibus, caminhão, moto, galpão e retroescavadeira incendiados. Desde a sexta-feira, início das ações criminosas, já foram 13 os municípios atingidos.

Em Juazeiro do Norte, distante 491 km da capital, um veículo particular foi incendiado na madrugada de terça para quarta. Para coibir novas ações, a titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania (SESP) de Juazeiro do Norte, Ivoneide Antunes, decidiu reforçar a segurança nos prédios públicos. "Vamos aumentar a vigilância em parceria com as Polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal, que está com o efetivo de 279 homens trabalhando em escala extra desde a terça", afirma. 

Em Tauá, um caminhão que fazia serviço de frete também foi incendiado durante a madrugada. "Reforçamos o policiamento dando ênfase em alvos potenciais, como a região do Planalto dos Colibris, que reúne o Fórum da cidade, hospitais e escolas", enumera o coronel Deladier Feitosa, secretário da Secretaria de Segurança Pública do município. "Por meio do trabalho conjunto, já foi presa uma pessoa com participação comprovada em uma ação. Estamos monitorando outros suspeitos", complementa.

Os incêndios têm acontecido nos municípios do interior desde a sexta-feira. O primeiro e único ato desse dia aconteceu justamente no interior, com o incêndio em Quixeramobim de um caminhão particular que havia sido roubado em Quixadá. No entanto, foi mesmo na terça e quarta que os ataques fora da Capital ganharam força.

Para Luiz Fábio Paiva, sociólogo e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), essa tendência já foi observada em eventos anteriores, pois a ascensão de grupos criminosos no Ceará revelou a capacidade de articulação coordenada de diversos indivíduos que atuavam em todo o Estado. "Antigamente as quadrilhas atuavam isoladas em territórios específicos, às vezes em disputa com outros grupos. Nessa época, os índices de violência eram consideravelmente altos, em virtude dos acertos de contas entre esses agrupamentos", afirma. "Agora esses indivíduos que fazem parte de facções passaram a se reterritorializar, o que possibilitou que diversos agentes criminosos se articulassem em rede", aponta. "O indivíduo que veste a camisa de um grupo na capital está conectado a outro no interior, e isso faz uma diferença enorme quando se precisa articular ações como as que estamos vendo novamente", destaca. "Esse é um desafio, na medida em que o aparato de segurança pública está concentrado na capital", conclui.

 

Governador Camilo Santana realizou nesta tarde ao Quartel do Comando Geral da PM, a uma blitz em Fortaleza e ao posto avançado da PM no Lagamar. Na ocasião, o governador conversou com moradores desses locais
Governador Camilo Santana realizou nesta tarde ao Quartel do Comando Geral da PM, a uma blitz em Fortaleza e ao posto avançado da PM no Lagamar. Na ocasião, o governador conversou com moradores desses locais

Camilo conversa com policiais e população

O governador Camilo Santana, percorreu as ruas de Fortaleza, na tarde desta quarta-feira, 25, para conversar com a população e também com os profissionais de segurança sobre as ações de segurança e os ataques criminosos que ocorrem desde a última sexta-feira.

 

Mais

Também ontem foi determinada a abertura do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra Alaor Júnior. Pode resultar até em sua exclusão dos quadros da Ordem.

Capital

Um caminhão foi incendiado no bairro Cidade 2000, em Fortaleza, nesta quarta-feira, 25, por volta das 15h51min. O caso foi registrado na rua Passeio dos Cajueiros.

 

O que você achou desse conteúdo?