Logo O POVO+
Priorizando pedestres, experiência redesenha rua no Centro de Fortaleza
Reportagem

Priorizando pedestres, experiência redesenha rua no Centro de Fortaleza

Edição Impressa
Tipo Notícia
Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Fortaleza, passa a ter mais espaço para a circulação segura de pedestres. (Foto: Divulgação/Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global em Fortaleza)
Foto: Divulgação/Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global em Fortaleza Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Fortaleza, passa a ter mais espaço para a circulação segura de pedestres.

A rua Barão do Rio Branco, no Centro da Capital, tem recebido uma série de intervenções viárias aparentemente simples, mas com impacto considerável em caminhabilidade.

Uma pesquisa da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global em Fortaleza constatou que, enquanto 912 veículos circulam pela via, 1.744 pedestres andam por ela a pé. O que não justificaria ainda destinar menos espaço aos transeuntes, que, além de serem maioria, são mais vulneráveis. "Cada intervenção tem um propósito. É importante entender as características de cada local para responder às necessidades de quem ali mora, visita e trabalha", explicou a coordenadora de desenho urbano da Bloomberg, Beatriz Rodrigues.

Estratégias semelhantes de priorização de pedestres são o projeto "Cidade da Gente", que redesenha espaços inteiros, como o entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e uma praça na Cidade 2000, e as "calçadas verdes" ou prolongamentos de calçada, presentes, por exemplo, no Benfica. "Por muitos anos, a calçada foi uma infraestrutura em que pouco se pensou (em Fortaleza). O paradigma era outro, também. Primeiro, se pensava na fluidez (dos veículos) e, depois, se desse para acomodar, pensava-se no usuário vulnerável. Com esses novos projetos, acredito que isso vem mudando", compreende a especialista.

O que você achou desse conteúdo?