Logo O POVO+
Camilo reforça diálogo com Governo Federal
Reportagem

Camilo reforça diálogo com Governo Federal

Governador faz discurso enfatizando ações na segurança pública, revelando que presídio de segurança máxima no Estado fica pronto este mês
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 03-02-2020: Assembléia Legislativa do Ceará, ínicia os trabalhos com a presença do Governador Camilo Santana (PT). (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Foto: MAURI MELO/O POVO FORTALEZA, CE, BRASIL, 03-02-2020: Assembléia Legislativa do Ceará, ínicia os trabalhos com a presença do Governador Camilo Santana (PT). (Foto: Mauri Melo/O POVO).

Durante a sessão de ontem que abriu as atividades da Assembleia Legislativa (AL-CE) em 2020, o governador Camilo Santana (PT) voltou a avaliar a relação dele com o Governo Federal. No pronunciamento, o petista apontou que uma das metas é manter uma "relação respeitosa", mesmo com as divergências ideológicas e políticas. "O mais importante é que eu procurarei quem quer que seja para defender os interesses do Estado, tanto que tenho procurado construir uma relação de respeito, uma relação institucional", declarou.

O discurso do governador perante os deputados estaduais também focou na pauta de segurança pública, priorizada por outros partidos que também fazem acenos ao Palácio do Planalto e já pretendem lançar candidatos nas eleições municipais. Do ponto de vista político, fala que também pode ser interpretada como uma mensagem a Capitão Wagner (Pros), pré-candidato a Prefeitura que faz oposição ao grupo político dos irmãos Ferreira Gomes - do qual Camilo faz parte - e crítico do PT, partido do governador.

Durante a solenidade, foi anunciado por Camilo o primeiro presídio de segurança máxima do Ceará, que segundo o governador, será inaugurado até o fim de fevereiro com "o que há de mais moderno".

O governador enfatizou que ainda há necessidade de intervir no sistema penitenciário, em todo o País, e disse que nos últimos anos as cadeias "se transformaram em escritórios do crime". "Bandidos presos passaram a comandar seus negócios ilícitos de dentro das celas, dando ordens para execução de inimigos e determinando ações para espalhar pânico na população", continuou.

As relações, segundo o governador, também estão sendo estabelecidas a fim de manter um bom equilíbrio fiscal do Estado, questão vista como problemática pelo executivo, que tenta evitar uma crise nas contas municipais durante o pleito deste ano. "Tenho tido uma reciprocidade, inclusive recentemente a União avaliou todos os financiamentos do governo do Estado, que iniciarão a sua execução a partir de 2020", revela.

Camilo aproveitou a ocasião para destacar avanços conquistados pela gestão e afirmou que vai manter a capacidade de investimento "mesmo diante de um cenário econômico de crise a nível nacional". "Garantir a capacidade financeira do Estado é algo prioritário neste momento de incertezas na economia brasileira e dificuldades dos estados brasileiras. Isso é peça fundamental para que as outras ações possam acontecer" afirmou.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 03-02-2020: Camilo Santana (PT). governador do Ceará. Assembléia Legislativa do Ceará, ínicia os trabalhos com a presença do Governador Camilo Santana (PT). (Foto: Mauri Melo/O POVO).
FORTALEZA, CE, BRASIL, 03-02-2020: Camilo Santana (PT). governador do Ceará. Assembléia Legislativa do Ceará, ínicia os trabalhos com a presença do Governador Camilo Santana (PT). (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO/O POVO)

Sobre a conciliação dos trabalhos da AL-CE com a campanha eleitoral 2020, o presidente da Casa, José Sarto (PDT), voltou a reforçar o não uso da tribuna como "palanque paroquial", afim de evitar que parlamentares usem o espaço para discursos políticos.

"Todos são responsáveis para não usarem a tribuna como um palanque paroquial. Mas é preciso destacar que já há um calendário, historicamente obedecido pela Assembleia, que é de tentar evitar que esse debate eleitoral se sobressaia à missão desta Casa para com a população", afirmou.

Listen to "#68 - A volta da Assembleia e da Câmara em ano de eleições" on Spreaker.

 

Recursos Hídricos

No discurso, Camilo declarou que aguarda a liberação do TCE para o iniciar o processo de licitação da construção da Usina de Dessalinização de Água Marinha para a Região Metropolitana de Fortaleza

O que você achou desse conteúdo?