Logo O POVO+
Pandemia. Coronavírus é declarado ameaça global pela OMS
Reportagem

Pandemia. Coronavírus é declarado ameaça global pela OMS

De acordo com a OMS, o termo indica que uma epidemia se espalhou para dois ou mais continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Nas duas últimas semanas, o número de casos fora da China aumentou 13 vezes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a rápida expansão do novo coronavírus pelo mundo já se configura como uma pandemia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 11, pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Nas duas últimas semanas, o número de casos da covid-19 fora da China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou.

Agora, são mais de 118 mil casos em 114 países e pelo menos 4.291 mortes registradas. "Milhares de outras pessoas estão lutando pelas suas vidas em hospitais. Nos próximos dias, prevemos que o número de casos da covid-19, de mortes e de países afetados suba ainda mais", afirmou Ghebreyesus.

A OMS vinha relutando em declarar pandemia, com o temor de que isso não só criasse pânico como fosse interpretado como um sinal de que os países poderiam abandonar seus esforços de tentar conter a doença. Optou-se inicialmente por aumentar o nível de alerta para o risco de transmissão, a fim de aumentar o sentimento de urgência entre os países.

Nesta quarta, Ghebreyesus cedeu ao dizer que todos na organização estão "profundamente preocupados tanto com os níveis alarmantes da dispersão e da severidade dos casos, assim como com níveis alarmantes de falta de ação". "Portanto, avaliamos que a covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia."

Apesar disso, o diretor da organização ponderou que a palavra pandemia não deve ser usada de maneira descuidada. "Pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários."

Ele afirmou que a nova classificação da doença não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça que o novo coronavírus representa nem o que a entidade está fazendo e o que os países devem fazer. "Nunca vimos uma pandemia provocada por um coronavírus. E nunca vimos uma pandemia que possa ser controlada ao mesmo tempo."

A Sars, por exemplo, também provocada por um coronavírus, apesar de ter se espalhado por vários países, com uma taxa de mortalidade muito mais alta, não chegou a ser considerada uma pandemia. A última vez que a OMS declarou uma pandemia foi com o H1N1, em 2009. A decisão foi adotada então quando o quadro era muito menos grave do que agora. Havia 30 mil casos em 74 países.

Em outro momento de sua fala, o diretor-geral da OMS pediu, mais uma vez, para que os países ajam rapidamente no sentido de detectar, testar, tratar, isolar e rastrear casos. Se todos fizerem isso, diz, os países podem impedir a transmissão comunitária.

 

O que você achou desse conteúdo?