Logo O POVO+
Gestores do Nordeste exigem liderança de Bolsonaro
Reportagem

Gestores do Nordeste exigem liderança de Bolsonaro

Carta. Nove governadores
Edição Impressa
Tipo Notícia

O dia de ontem foi de reuniões virtuais para governadores. Antes do encontro com todos os chefes de Executivo, os gestores dos nove estados da região Nordeste fizeram uma videoconferência.

Nela, avaliaram o pronunciamento de Jair Bolsonaro, no dia anterior, no qual o presidente voltou a chamar o novo coronavírus de uma "gripezinha" e pediu a reabertura do comércio.

Em decreto publicado ontem, o presidente determinou, por exemplo, que Lotéricas de todo o país retomem o funcionamento.

Em documento divulgado depois do encontro e subscrito por todos os governadores nordestinos, os gestores avaliaram que o momento é gravíssimo e declararam: "Ficamos frustrados com o posicionamento agressivo da Presidência da República, que deveria exercer o seu papel de liderança e coalizão em nome do Brasil".

Além disso, exigiram que o Planalto garanta medidas urgentes para proteger as camadas mais vulneráveis da população em meio à pandemia de Covid-19.

O clima entre os chefes e Bolsonaro é de guerra declarada desde que Bolsonaro se referiu aos governadores como exterminadores de empregos.

Ontem, em reunião com representantes das regiões Sul e Sudeste, o presidente discutiu com João Doria (PSDB), de São Paulo, acusando-o de lhe virar as costas depois de se eleger na esteira do bolsonarismo.

Um dia antes, porém, Bolsonaro havia se reunido com os governadores do Nordeste, que chegaram a elogiar o presidente depois do encontro. Pelas redes sociais, Camilo Santana (PT) agradeceu ao mandatário pela abertura ao diálogo. (Henrique Araújo)

 

O que você achou desse conteúdo?