Logo O POVO+
Ceará registra quinta morte por coronavírus
Reportagem

Ceará registra quinta morte por coronavírus

Última morte registrada é de um homem de 71 anos. Todas as mortes do Estado até agora são de pessoas acima de 60 anos. Número do Ceará se iguala ao de Pernambuco
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
. (Foto: Luciana Pimenta)
Foto: Luciana Pimenta .

Após mais uma morte registrada no Ceará em decorrência de covid-19, somando cinco, o Estado se iguala a Pernambuco no número de óbitos pela doença no Nordeste. As duas unidades federativas são responsáveis por 77% dos 13 óbitos da região. Contudo, o estado vizinho soma menos registros totais da doença. Enquanto o Ceará tem 359 pessoas contaminadas pelo coronavírus, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em Pernambuco. o número é de 73 confirmações, segundo o Ministério da Saúde (MS).

"Estamos apresentando um número alto de casos, e os óbitos são consequências. Estamos como o terceiro estado em número de casos. Algumas das hipóteses para isso pode ser o papel que Fortaleza ocupa como hub de aviação, com voos internacionais, com uma proporção maior que a dos outros; e a outra possibilidade é entender como está a realização de testes em cada local. Pode estar havendo alguma dificuldade de acesso. A gente pode estar fazendo mais diagnóstico", analisa o médico infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e professor da pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor) Keny Colares. No Ceará, foram feitos 4.664 exames laboratoriais - 1.840 seguem em investigação.

As cinco pessoas - duas mulheres e três homens - que faleceram por agravamento do quadro de covid-19 no Estado tinham todas mais de 60 anos, com histórico de doenças crônicas e estavam em hospitais de Fortaleza. O quinto caso foi o de um homem de 71 anos. A faixa etária com mais de 70 anos tem letalidade no Ceará de 8%. Conforme Colares, a idade pode comprometer a resposta do sistema imunológico e é comum que essa faixa etária apresente quadros de outras doenças crônicas. Contudo, ele alerta que cerca de 20% dos óbitos na China, por exemplo, são de pessoas com idade menos avançada.

A região Nordeste é a segunda com maior número de registros confirmados da covid-19, somando 720 casos, e 13 óbitos (taxa de letalidade de 1,8%) - atrás do Sudeste com 2.342 casos e 115 mortes. A Bahia (com 154 casos) e o Rio Grande do Norte (68) registraram, cada um, uma morte ontem, além do óbito já registrado no sábado, 28, no Piauí.

Com o cálculo sendo feito a partir da proporção de pessoas infectadas pelo número de óbitos e levando em conta dados comparativos do Ministério da Saúde - em que os casos e os óbitos são os notificados até as 13 horas de domingo, 29 - o Ceará tem a sexta menor taxa de letalidade da doença dos 13 estados que apresentam mortes em decorrência da covid-19. No recorte da região Nordeste, Ceará tem a segunda menor taxa de letalidade (atrás da Bahia) entre os cinco estados com casos de óbitos.

Já em Pernambuco, essa letalidade é de 6,8% - número igual ao de São Paulo (com 98 mortes e 1.451 casos). O estado do Sudeste concentra 72% das mortes e 34% dos casos do País. Após o Rio de Janeiro (600 casos e 17 mortes), o Ceará segue como o terceiro em número de casos no País.

Concentrando 94% (338) dos casos de todo o Ceará, Fortaleza terá, pelo menos, mais cinco dias de repartições públicas fechadas. Seguindo decreto do Governo do Estado, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) assinou novo decreto que prorrogou o ponto facultativo nas repartições da administração pública municipal de Fortaleza para o período entre 30 de março e 3 de abril.

No Brasil, conforme o Ministério do Saúde, já foram confirmados 4.256 casos da covid-19 em todas as regiões. O dado representa 352 confirmações a mais do que o total registrado no dia anterior - um aumento de 9%. Foram informadas mais 22 mortes decorrentes da doença, que contabiliza 136 vítimas no Brasil. Com isso, a taxa de letalidade da doença no País aumentou e agora é de de 3,2%.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

O que você achou desse conteúdo?