Logo O POVO+
Três municípios no Ceará concentram os casos no Interior
Reportagem

Três municípios no Ceará concentram os casos no Interior

Edição Impressa
Tipo Notícia
MOVIMENTO EM agência bancária de Aquiraz: município tem 14 casos confirmados da doença (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima MOVIMENTO EM agência bancária de Aquiraz: município tem 14 casos confirmados da doença

No Ceará, mais de 90% dos casos confirmados de Covid-19 estão concentrados em Fortaleza, mas o novo coronavírus também avança pelo Interior. Duas semanas depois dos primeiros casos no Estado, o vírus já está presente em 11 municípios além da Capital. Aquiraz, na Região Metropolitana, soma o maior número de confirmações (14), seguida de Sobral (5) e Quixadá (2).

Ontem, O POVO circulou por Aquiraz. Com as ruas esvaziadas e o comércio fechado, a maior movimentação se concentrava perto da agência do banco Bradesco, na praça da Igreja Matriz. Na fila com duas dezenas de pessoas, o aposentado Emanuel Diogo contou que tem passado a maior parte dos dias em casa e "sai somente em caso de extrema necessidade". "A gente toma o cuidado que pode. Eu mesmo tenho minha máscara, mas esqueci ali no carro."

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde de Aquiraz, até a última segunda-feira, a cidade registrava ainda 37 casos suspeitos em análise e 3 casos descartados. Entre as 14 confirmações, 12 são de pessoas pertencentes à comunidade católica Shalom. Os demais são uma mulher de 66 anos moradora da praia Porto da Dunas e um jovem de 19 anos funcionário de uma grande empresa na mesma localidade. O POVO questionou a Prefeitura de Aquiraz sobre as medidas que estão sendo tomadas, mas não foi respondido até a publicação dessa matéria.

Em Sobral, há cinco casos confirmados, sendo dois homens de 61 e 50 anos, uma mulher de 50, um garoto de 11 e uma menina de 9 anos. Apenas o senhor de 61 anos precisou de internação. Outros 70 casos ainda aguardam por resultado de teste para o novo coronavírus. Em decreto no dia 18 de março, estabeleceram-se medidas para evitar aglomerações, como a suspensão de comércio não essencial e a limitação do acesso de transportes coletivos intermunicipais e interestaduais, além de protocolos preventivos para os estabelecimentos abertos e um plantão epidemiológico. A prefeitura anunciou também a criação de um hospital para receber pacientes de Covid-19, que funcionará na clínica Dr. Francisco Alves. A unidade deverá contar com 50 leitos, sendo 11 de terapia intensiva.

Já em Quixadá, as duas confirmações são de pacientes do sexo feminino com idades de 28 e 32 anos, que não possuem comorbidades e tiveram sintomas leves, sem necessidade de internação. Atualmente o município tem 18 casos suspeitos. De acordo com a secretária da Saúde, Juliana Câmara, "Quixadá foi um dos primeiros municípios do Ceará a tomar medidas no sentido de prevenir a disseminação do coronavírus, antes mesmo de qualquer suspeição de casos". Ela relata que ações estão sendo tomadas desde o dia 14 de março.

Entre as iniciativas adotadas pelo município do Sertão de Quixeramobim estão suspender as aulas nas escolas, fechar de comércio não essencial e a marcar visita domiciliar de profissionais de saúde. Higienização de ruas e calçadas com maior movimento, restrição no número de passageiros em 50% em transportes da zona rural e municípios vizinhos e antecipação de férias de servidores com perfil do grupo de risco também foram implementadas.

 

O que você achou desse conteúdo?