Logo O POVO+
Em uma semana, casos de Covid-19 confirmados no Interior quase dobram
Reportagem

Em uma semana, casos de Covid-19 confirmados no Interior quase dobram

| CEARÁ | Entre segunda-feira, 4, e ontem, 11, o número de confirmações registradas em municípios do Interior saltou de 2.868 para 5.664. O Ceará soma 17.599 casos de Covid-19 e 1.189 mortes em decorrência da doença até ontem
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA-CE, BRASIL, 07-05-2020: Operação da secretaria de segurança do Estado com blitz na Av. Aguanambi para informar cidadãos sobre as restrições mais rígidas que passam a valer a partir da sexta feira em Fortleza. ( Foto: Júlio Caesar / O Povo) REP 08.05.2020 (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR FORTALEZA-CE, BRASIL, 07-05-2020: Operação da secretaria de segurança do Estado com blitz na Av. Aguanambi para informar cidadãos sobre as restrições mais rígidas que passam a valer a partir da sexta feira em Fortleza. ( Foto: Júlio Caesar / O Povo) REP 08.05.2020

Em uma semana, o número de casos confirmados do novo coronavírus no Interior do Ceará quase dobrou. Entre segunda-feira passada, 4, e ontem, 11, foi observado um aumento de 97,5%. O número saltou de 2.868 para 5.664 nesse intervalo. A porcentagem de confirmações laboratoriais registradas fora da Capital saiu de 26% para 33% com relação ao número total no Estado no período. Os dados são de última atualização da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), às 17h21min. A disseminação da doença pelos municípios preocupa devido a estrutura de internação hospitalar fora da Capital.

Conforme Sayonara Cidade, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), hoje, 12, deve ser publicada portaria com habilitação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que beneficiará, em sua maioria, municípios do Interior. Do total de 180 solicitado junto ao Ministério da Saúde (MS), 170 são localizados no Interior. Ela detalha que as regiões fora da Capital dispunham de 97 leitos de terapia intensiva. Com o acréscimo de 60 unidades da primeira habilitação concedida, o Estado soma 157 UTIs. Com o acréscimo, a quantidade de UTIs no Interior deve chegar a 320. Ou seja, mais do que dobrar. Brejo, Barbalha, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Juazeiro, Maracanaú, Sobral, Tauá e Tianguá devem ser beneficiados com a habilitação.

"Eu acredito que as pessoas no interior achavam uma coisa muito distante. O nível de consciência está mudando agora e as pessoas estão passando a acreditar", avalia. Ela diz que o trabalho da atenção primária de saúde tem sido reforçado pelos secretários municipais. "Fortalecer esse trabalho de bloqueio nas localidades em que aparecem os primeiros casos, trabalhando com o agente de saúde e de endemias", pontua.

Em transmissão ao vivo ontem, o governador Camilo Santana pediu a colaboração das prefeituras para o enfrentamento da infecção no Interior. "A maioria dos casos ainda é em Fortaleza mas já se espalha também pelo Interior. Quero fazer um alerta e um apelo a todos os prefeitos e prefeitas do Ceará. O isolamento rígido que fizemos em Fortaleza também tem o objetivo de proteger, de certa forma, o Interior. Para que essa transmissão não ocorra em uma velocidade muito forte no Interior para não sufocar o sistema de saúde público e privado do Interior", afirmou. "Peço aos prefeitos que assumam a liderança, conversem com a população, façam ações importantes na atenção básica, na investigação, buscando identificar as pessoas com sintomas", disse.

O Ceará registrou 17.599 casos confirmados de Covid-19 e 1.189 mortes em decorrência da doença até ontem. São 31.112 casos em investigação no Estado e o número de exames realizados já chega a 46.296. A taxa de letalidade é de 6,8%, conforme o IntegraSUS. De acordo com a plataforma, apenas 10 municípios não registram casos confirmados da infecção. A Capital soma 11.935 confirmações laboratoriais. Em seguida, vem Caucaia (698), Macaranaú (385), Sobral (308), Eusébio (257), Itapipoca (255), Maranguape (148), São Gonçalo do Amarante (138), Pacatuba (136) e Horizonte (131).

A partir de amanhã, 14, Juazeiro do Norte, na região do Cariri, terá maiores restrições para ajudar no combate à disseminação do coronavírus. Decreto municipal será publicado nesta terça-feira com medidas que visam reduzir ainda mais a aglomeração de pessoas, limitando as situações em que é permitido sair de casa, segundo o procurador-geral de Juazeiro do Norte, Mikael François. Medidas de isolamento mais rígidas já foram adotadas em Fortaleza desde a última sexta-feira, 8, e em Sobral desde o último domingo, 10. Em Juazeiro do Norte, durante o final de semana, a estátua de Padre Cícero ganhou uma máscara em campanha de conscientização sobre os riscos do coronavírus.

 

Denuncie

A população pode ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus ao denunciar aglomerações e outras condutas que desrespeitem as medidas mais rígidas do Estado por meio do número 190. O sigilo é garantido.

 

O que você achou desse conteúdo?