Logo O POVO+
Ceará bate recorde com 153 óbitos em 24 horas, segundo dados do IntegraSus
Reportagem

Ceará bate recorde com 153 óbitos em 24 horas, segundo dados do IntegraSus

Foi o segundo recorde de mortes no Estado em decorrência da Covid-19 em três dias. No total, já foram contabilizados 1.566 óbitos e 23.059 casos. Em uma semana, os óbitos aumentaram 57%
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto de apoio ilustrativo (UPA Cristo Redentor). Lotação foi registrada nessa segunda-feira, 6 (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA Foto de apoio ilustrativo (UPA Cristo Redentor). Lotação foi registrada nessa segunda-feira, 6

Ontem, 15, o Ceará registrou segundo recorde de mortes em decorrência da Covid-19 em três dias. Foram 153 óbitos registrados em 24 horas. Foram 1.993 novos casos confirmados. No total, já são contabilizados 1.566 óbitos e 23.059 casos, segundo dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualizados às 18h15min. Antes, o maior número de mortes registrado em um dia no Ceará tinha sido 119, no última quarta-feira, 13. Mais de um terço do total de óbitos desde o início da infecção no Estado foi registrado nos últimos sete dias. Houve aumento de 57% nas mortes em uma semana.

Conforme a Sesa, mudanças feitas nos sistemas utilizados para gerenciar o banco de dados com as informações da pandemia no Brasil têm feito com que dados de alguns dias sejam inseridos posteriormente. Com isso, alguns dias têm número elevado de registros.

"O número de óbitos apresentados no IntegraSUS nas últimas 24 horas poderá sofrer alterações devido a migração dos registros referentes à Vigilância dos Óbitos por Covid 19 no Ceará", detalha a pasta em aviso desta quarta-feira, 14 na plataforma. Os registros contidos no drive da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) e da Secretaria Executiva de Vigilância e Regulação em Saúde (Sevir) passaram a ser informados pela plataforma Saúde Digital da Sesa.

De acordo com a plataforma, 11.897 pessoas no Estado estão recuperadas da doença. A taxa de letalidade da doença é de 6,8%. Do total de resultados laboratoriais positivos, 14.619 são registrados em Fortaleza. Não obstante a Capital concentrar a maioria dos casos no Estado — com 63% das confirmações —, O cenário é de disseminação da infecção pelo Interior do Estado.

"Estamos em um momento de expansão para cidades do Interior, principalmente circunvizinhas da Capital", disse Dr. Cabeto, titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em coletiva por meio de videoconferência ontem. O caminho de interiorização do novo coronavírus no Ceará é acompanhamento de ampliação da rede hospitalar fora da Capital, segundo o secretário. "Os esforços, para além das medidas de restrição, estão centrados na organização do sistema de saúde do Interior. Os hospitais regionais serão os centros de encaminhamento para casos mais complexos, os hospitais polos farão atendimento de menor complexidade e os hospitais menores para tratamento mais precoce", destacou.

Seis cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e o Interior terão ampliação de leitos de campanha, disse o secretário. Maracanaú, Caucaia, Sobral, Limoeiro do Norte, Quixeramobim e municípios da região do Cariri estão entre os que devem incrementar a capacidade de internação no enfrentamento à pandemia.

Conforme o governador Camilo Santana, carga com 200 respiradores e 103,7 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) chegará ao Ceará amanhã, 17. Os insumos compõem primeiro lote da compra de equipamentos feita com uma empresa chinesa. Os materiais serão trazidos ao Estado por um avião fretado que partirá da China hoje, às 14 horas, disse Camilo em transmissão ao vivo nas redes sociais ontem.

Nesta quinta-feira, 14, outros 20 respiradores comprados em conjunto pelo Governo Estadual e a Prefeitura de Fortaleza chegaram ao Ceará. Os aparelhos fazem parte dos lote de 94 respiradores retidos pela empresa que os produziu, a Intermed, em São Paulo, após o Ministério da Saúde (MS) requisitá-los. Ao todo, 58 desses respiradores retidos já estão no Ceará. A entrega acontece após Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Ceará (MP-CE) ajuizarem uma ação civil pública pedindo a remessa imediata dos equipamentos para ajudar no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 no estado.

Veja cobertura completa sobre o Coronavírus

 

O que você achou desse conteúdo?