Logo O POVO+
Mulheres são maioria dos casos de coronavírus no Ceará; homens morrem mais
Reportagem

Mulheres são maioria dos casos de coronavírus no Ceará; homens morrem mais

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LETALIDADE entre mulheres é de 5,4% e chega a 8,2% entre homens (Foto: FaBIO LIMA)
Foto: FaBIO LIMA LETALIDADE entre mulheres é de 5,4% e chega a 8,2% entre homens

Dos 23.059 cearenses que tiveram diagnóstico do novo coronavírus, pelo menos 11.942 são mulheres - o que totaliza 51,7% do total de confirmações. Outros 10.970 são homens (47,5%) e 147 não tiveram sexo ou faixa etária informados. Os dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram atualizados às 18h15min desta sexta-feira, 15, e analisados pelo O POVO.

Na Capital, a tendência se repete: das 14.690 confirmações registradas até a noite de ontem, 7.737 são em mulheres (52,6%) e 6.915 em homens (47%). Outros 38 casos não tiveram sexo ou faixa etária informados. A proporção reflete o perfil da população do Estado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são 52,2% dos 9,1 milhões de cearenses.

O cenário se inverte quando analisados os óbitos em decorrência da Covid-19. Os homens são a maioria em números absolutos e apresentam maior taxa de letalidade, tanto no Ceará quanto em Fortaleza. Eles são 900 entre as 1.566 pessoas que, até o momento, tiveram sua morte declarada pela doença no Estado. Assim, a taxa de letalidade, quando se divide os óbitos pelo número de casos confirmados, do novo coronavírus entre os homens no Estado chega a 8,2%. Entre as mulheres, esse índice é de 5,4%.

Já em relação à faixa etária, os idosos são os que sofrem maior efeito da doença. Dados da Sesa, indicam que proporcionalmente à população total residente no Estado em cada faixa etária, os cearenses com mais de 60 anos são os que mais se infectam e mais morrem. O novo coronavírus já infectou pelo menos 5 em cada mil idosos do Ceará e cerca de 1 em cada mil veio a óbito. (Marcela Tosi)

 

O que você achou desse conteúdo?