Logo O POVO+
Pesquisa sobre coronavírus teve problemas em quatro cidades do Ceará
Reportagem

Pesquisa sobre coronavírus teve problemas em quatro cidades do Ceará

Primeira fase de estudo foi atrasada por ausência de informação e por hostilidades com entrevistadores. Secretários reclamam da falta de coordenação com Ministério da Saúde
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
De acordo com a plataforma IntegraSUS, em Juazeiro do Norte a incidência de casos de Covid-19 por dia é de 162 para cada 100 mil habitantes. (Foto: Anderson Duarte)
Foto: Anderson Duarte De acordo com a plataforma IntegraSUS, em Juazeiro do Norte a incidência de casos de Covid-19 por dia é de 162 para cada 100 mil habitantes.

O primeiro estudo nacional que pretende mensurar a real proporção de brasileiros infectados pelo novo coronavírus vem sofrendo reviravoltas nos últimos dias. Coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e financiada pelo Ministério da Saúde, a pesquisa não foi informada a alguns municípios e acabou sendo denunciada por moradores. Segundo o Ibope Inteligência, responsável pelas atividades de campo, no Ceará, o instituto teve problemas apenas em Iguatu. Até a noite de segunda-feira, somente nove domicílios haviam sido visitados. O objetivo é testar 250 casas por município.

Sayonara Moura, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), afirma que foi contatada pelos secretários de Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús e Iguatu, que criticavam o fato de não terem sido avisados. "Isso é gravíssimo, mas o maior problema é os aplicadores não serem profissionais de saúde. Em Iguatu, o secretário me afirmou que só libera quando forem da saúde", opina. "Esse trabalho precisava ter sido discutido com os municípios. Poderiam ter sido utilizados os técnicos de enfermagem e os enfermeiros. O próprio Ministério precisava ter visto essas questões."

Em Crateús, esta primeira etapa de campo teve início na quinta-feira, 14, e logo foi tomada por denúncias à polícia. A secretária de saúde do município, Elizabeth Morais, explica que o impasse aconteceu por falta de informação, que deveria ter sido repassada pelas secretarias estaduais aos municípios, conforme consta em ofício circular do Ministério da Saúde datado de 12 maio. Ela afirma que o documento chegou à pasta somente no dia 15, quando as equipes já haviam sido surpreendidas pelos boletins de ocorrência.

"Tomamos conhecimento através de denúncias de pessoas que estavam sendo abordadas em seus domicílios", conta Elizabeth. "Estive na delegacia e conversei com a coordenadora da pesquisa em Crateús, resolvemos o mal entendido. Na sexta-feira a representante do Ministério da Saúde em Fortaleza entrou em contato e formalizou toda a pesquisa conosco", complementa. As equipes voltaram às atividades no sábado, 16, após reunião com técnicos da saúde de Crateús e a coordenação da pesquisa.

A nutricionista Raquel Simões é uma das crateuenses que receberam a visita dos entrevistadores. "Confesso que, a princípio, fiquei um pouco desconfiada, porque a pesquisadora não usava qualquer fardamento", conta. A família só ficou tranquila após ver o crachá de identificação, buscar por notícias e contatar a secretária da Saúde. A nutricionista relata que a profissional foi atenciosa e soube passar todas as informações "Conversando, ela contou que houve alguns mal entendidos, principalmente nos distritos rurais, e que ela mesma havia sido ameaçada de ter seu material apreendido", lembra Raquel.

O POVO entrou em contato com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para saber se a pasta foi previamente informada sobre a pesquisa e se a informação foi repassada aos municípios escolhidos para integrar a pesquisa. Não houve resposta até o fechamento desta edição. 

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Datas

A primeira fase de campo que deveria se estender de 14 a 16 de maio, seguirá até a amanhã, 21. A previsão é de que os resultados desta etapa sejam divulgados no próximo fim de semana. Já as próximas etapas estão programadas para os dias 28 e 29 de maio, na segunda fase, e 11 e 12 de junho, na terceira. Entretanto, a programação pode ser alterada.

Abrangência

Por amostragem, foram selecionadas as cidades sede de cada macrorregião dos estados brasileiros. No Estado, são Fortaleza, Sobral, Quixadá, Juazeiro do Norte, Crateús e Iguatu. O objetivo é testar 99.750 brasileiros, sendo 4.500 só no Ceará.

 

 

Metodologia

Em cada município, pesquisadores sorteiam o bairro, a residência e o morador que será submetido a um teste rápido. Após a coleta de sangue na ponta do dedo, são aplicados um questionário sociodemográfico e outro sobre sintomas da Covid-19. O resultado do exame sai em até 20 minutos. Caso dê positivo, todas as pessoas da casa são testadas e colocadas em isolamento, com comunicado oficial às autoridades médicas locais.

 

O que você achou desse conteúdo?