Logo O POVO+
Suécia passa a liderar em óbitos per capita por coronavírus
Reportagem

Suécia passa a liderar em óbitos per capita por coronavírus

Edição Impressa
Tipo Notícia
Estratégia do diretor dos serviços de epidemiologia da agência de saúde Anders Tegnel  tem sido amplamente criticada na Suécia (Foto: Jonas Ekstromer / AFP)
Foto: Jonas Ekstromer / AFP Estratégia do diretor dos serviços de epidemiologia da agência de saúde Anders Tegnel tem sido amplamente criticada na Suécia

A Suécia passou a ter, na última semana, a maior taxa de mortalidade por coronavírus per capita do mundo, colocando em dúvida sua estratégia de evitar uma quarentena rígida. De acordo com dados da Universidade de Oxford, os suecos tiveram 6,08 mortes diárias por milhão de habitantes, entre os dias 13 e ontem. Foi a taxa mais alta do mundo, acima de Reino Unido (5,57), Bélgica (4,28) e EUA (4,11), no mesmo período.

No curso de toda a pandemia, porém, Bélgica, Espanha, Itália, Reino Unido e França ainda estão à frente da Suécia. O epidemiologista do governo, Anders Tegnell, mais uma vez minimizou os números, argumentando que era enganoso se concentrar em uma taxa durante uma única semana.

"Isso é algo que deve ser considerado quando tudo acabar", disse ele. "É obviamente terrível que tenhamos um número tão alto de mortes em nossos lares de idosos e há lições a serem aprendidas para quem trabalha nessas instituições."

Desde o início da pandemia, a Suécia vinha tendo mais mortes per capita que seus vizinhos Dinamarca, Noruega e Finlândia, que adotaram normas rígidas de confinamento. No entanto, o governo dizia que a situação era melhor do que outros países europeus, como Itália e Espanha.

A decisão de manter escolas, bares e restaurantes abertos e de permitir reuniões de até 50 pessoas foi elogiada por muitos governos que buscam o fim antecipado das restrições. (AE)

 

O que você achou desse conteúdo?