Logo O POVO+
Dois shoppings da Capital receberão drive-thru para testagem em massa de coronavírus
Reportagem

Dois shoppings da Capital receberão drive-thru para testagem em massa de coronavírus

Em até 10 dias
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Isso sem falar na subnotificações da doença (Foto Jefferson Peixoto/Secom) (Foto: Jefferson Peixoto/Secom)
Foto: Jefferson Peixoto/Secom Isso sem falar na subnotificações da doença (Foto Jefferson Peixoto/Secom)

Como parte das estratégias recomendadas para o combate à Covid-19, Fortaleza terá testagem em massa dentro de 7 a 10 dias. A informação é do secretário Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho. Durante coletiva virtual realizada ontem, o titular da Saúde explicou que dois shoppings de Fortaleza devem passar a contar com estruturas para atendimento drive-thru de testagem rápida.

A testagem massiva permitirá a realização do chamado inquérito sorológico, a fim de estimar quantos fortalezenses já foram infectados pelo novo coronavírus, mesmo sem apresentar sintomas. Será possível ainda mapear quais grupos de pessoas e bairros foram mais afetados - e, em tese, estão imunizados - e quais ainda estão suscetíveis à doença. Por enquanto, a modelagem do processo está sendo desenvolvida e a expectativa é que as ações comecem na próxima quarta-feira, 27.

"Estamos tentando a forma de fazer em dois shoppings bem distantes, nos estacionamentos, pegando a população saudável", resumiu. Os testes rápidos deverão ser agendados. Não houve, entretanto, a divulgação dos locais selecionados para receber o sistema drive-thru ou da forma de agendamento.

Além de na população em geral, o número de testes deve aumentar também entre os pacientes sintomáticos atendidos nas UPAs e nos hospitais. De acordo com Dr. Cabeto, neste fim de semana já começam a ser feitos os testes rápidos em pacientes sintomáticos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

As informações da plataforma IntegraSUS, atualizadas na última segunda-feira, 18, apontam que o Estado já entregou 219.238 testes rápidos a unidades de saúde, abrigos, delegacias e outras instituições de todo o Ceará. Dados mais recentes, atualizados às 13 horas de ontem, 22, indicam que 77.910 exames para detecção do Sars-CoV-2 já foram realizados no Estado; destes, pelo menos 26.915 foram testes rápidos. (Marcela Tosi)

 

O que você achou desse conteúdo?