Logo O POVO+
O que municípios do Interior têm feito para enfrentar a pandemia
Reportagem

O que municípios do Interior têm feito para enfrentar a pandemia

Edição Impressa
Tipo Notícia

Municípios da Região Norte têm investido em busca ativa de pacientes do grupo de risco para monitorar casos que podem demandar atendimento de alta complexidade. "Eu atribuo muito o aumento de casos registrados ao trabalho de busca ativa. Estamos testando muito. Até hoje, foram 2,5 mil testes. Também por causa do trabalho ativo na atenção básica para detectar precocemente, no início dos primeiros sintomas", frisa Liduina Freitas, secretária de Saúde de Acaraú. "O médico do PSF avalia se pode ser acompanhado pela equipe ou já necessita de um suporte hospitalar. Estamos trabalhando os grupos de risco, procurando testar esse grupo e os contatos domiciliares", aponta.

A partir do final de maio, os casos começaram a aumentar no município de Itarema. "A gente tenta internar precocemente para evitar uma gravidade. Encaminhar logo para enfermaria. Ver logo a saturação com o oxímetro de pulso", explica Ana Paula Praciano, secretária da Saúde de Itarema. Ela destaca a importância de trabalhar na prevenção. "Implantamos a telemedicina. Cada posto de saúde tem um celular só pra ficar ligando para os pacientes positivos. Temos programa de rádio para tirar dúvidas. O agente de saúde conhece a comunidade. Sabe quem tem asma, quem é diabético", acrescenta.

"Se uma pessoa testa positivo, todos os contactantes da família são notificados e fazem os exames", detalha Ana Carmem de Carvalho, coordenadora da vigilância epidemiológica de Bela Cruz.

 

O que você achou desse conteúdo?