Logo O POVO+
Pleito enfrenta onda de desinteresse entre eleitores jovens
Reportagem

Pleito enfrenta onda de desinteresse entre eleitores jovens

Edição Impressa
Tipo Notícia Por

A primeira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha captou um forte sentimento de desinteresse pelas eleições deste ano entre os mais jovens. Na população geral, três em cada dez entrevistados disseram que não tem interesse nenhum na eleição para prefeito. No segmento entre 16 e 24 anos, no entanto, o índice foi maior: 38%. Em Fortaleza, esse grupo representa cerca de 240 mil votantes.

No geral, 28% dos entrevistados disseram que tem grande interesse pela eleição de prefeito; 33% médio interesse e 7% um pequeno interesse. No caso da eleição de vereadores, o desinteresse é um pouco maior: 34% dos entrevistados dizem que não tem interesse nenhum; 23% possuem um grande interesse; 28%, médio; e 12%, um pouco de interesse.

A baixa adesão de jovens não é o único número que chama a atenção na pesquisa. Na contramão, o levantamento identificou que os eleitores com nível superior e entre os com renda acima de cinco salários mínimos estão muito mais interessados na eleição para prefeito que a média da população: 45% em ambos os casos, índice muito superior à média geral. Eleitores interessados costumam acompanhar mais o noticiário, se informar mais e consolidar primeiro o voto. (Erick Guimarães)

 

O que você achou desse conteúdo?