Logo O POVO+
Só metade dos eleitores sabe o número correto de seu candidato
Reportagem

Só metade dos eleitores sabe o número correto de seu candidato

| Conhecimento | Faltando oito dias para a eleição, cerca de 4 em cada dez eleitores dizem não saber o número do candidato no qual pretende votar para Prefeitura de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Capa - Eleições 2020 (Foto: OP )
Foto: OP Capa - Eleições 2020

Entre os eleitores que já decidiram em quem pretendem votar na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, apenas pouco mais da metade, 52%, souberam informar corretamente o número do candidato na urna eletrônica. Já 40% não souberam informar o número do candidato e outros 4% mencionaram um número incorreto.

A informação é da terceira rodada de pesquisas O POVO/Datafolha, divulgada na última quinta-feira, 5, que avaliou também a taxa de conhecimento dos eleitores fortalezenses do número de urna dos candidatos em Fortaleza.

Apenas uma candidatura, de Luizianne Lins (PT), possui alto índice de conhecimento do número de urna. Ao todo, 76% dos eleitores da petista disseram corretamente o número dela na disputa (13). O índice cai para 51% no caso do pedetista José Sarto (12), e para 48% no caso do candidato do Pros, Capitão Wagner (90).

Eleitores de Heitor Férrer (Solidariedade) estão entre os que menos acertaram a questão, com apenas 29% de menções corretas. Outros 57% admitiram não conhecer o número do candidato (77), e outros 17% citaram um número incorreto. Índice é parecido com o do candidato do PV, Célio Studart (43), com 29% de acerto, 60% de desconhecimento e 11% de citações erradas.

Na análise por segmentos do eleitorado, a taxa de conhecimento do número dos candidatos não varia entre recortes diferentes de gênero e idade. Eleitores com mais escolaridade e renda familiar mensal, no entanto, tendem a conhecer mais o número de seus candidatos.

Eleitores com apenas o ensino fundamental, por exemplo, só acertaram o número de urna de seus candidatos em 41% das vezes. Entre os com ensino médio, a taxa cresce para 54%. Já entre aqueles com ensino superior, o índice cresce ainda mais e chega a 62%.

O Datafolha entrevistou 868 eleitores com 16 anos ou mais em todas as regiões de Fortaleza entre a última quarta-feira, 4, e a quinta-feira, 5. A margem de erro máxima prevista é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-05742/2020.

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA OS NÚMEROS DETALHADOS

Conhecimento do numero do candidato

 

O que você achou desse conteúdo?