Logo O POVO+
Maioria não aprova vereadores, mas não lembra em quem votou
Reportagem

Maioria não aprova vereadores, mas não lembra em quem votou

Pesquisa. Na eleição de 2016
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CAPA - ELEIÇÕES 2020
 (Foto: OP+)
Foto: OP+ CAPA - ELEIÇÕES 2020

Mais recente rodada da pesquisa O POVO/Datafolha sobre a disputa em Fortaleza traz também um dado revelador sobre o Legislativo local. Questionados sobre o desempenho dos vereadores da Capital nos últimos quatro anos, apenas cerca de um a cada cinco eleitores avalia a atuação dos parlamentares como "ótima" ou "boa".

O julgamento sobre a Câmara Municipal da cidade, no entanto, não é acompanhado por um senso de responsabilidade do eleitor na definição dos assentos da Casa. Questionados pelo Datafolha sobre o tema, apenas 37% dos eleitores de Fortaleza disseram lembrar em quem votaram para vereador em 2016.

Já 50% admitiram terem esquecido o voto para o Legislativo e outros 13% disseram que não votaram na disputa.

Na avaliação geral do desempenho dos vereadores, 22% dos fortalezenses deram nota de "ótimo" ou bom". No sentido oposto, 30% avaliaram os parlamentares como "ruins" ou "péssimos". Outros 9% disseram não saber avaliar a atual composição do Legislativo.

Apesar disso, a opinião mais frequente entre o eleitorado fortalezense sobre o Legislativo é mediana. Ao todo, 39% dos entrevistados classificaram o desempenho dos vereadores do Município como "regular".

Eleitores de Luizianne Lins (PT) e de Heitor Férrer (Solidariedade) são os que mais rejeitam os atuais vereadores de Fortaleza. Ao todo, 34% dos entrevistados que disseram votar na petista ou no deputado estadual avaliaram os parlamentares como "ruins" ou "péssimos". Eleitorado de Renato Roseno (Psol) aparece logo atrás entre os mais críticos, com 32% no mesmo índice.

Os eleitores que prometem anular voto na disputa para prefeito, no entanto, são ainda mais negativos. Ao todo, 43% dos entrevistados que anunciaram voto branco ou nulo classificaram o desempenho como "ruim" ou "péssimo".

Já os que mais aprovam são os eleitores de Célio Studart (PV), com 29% de índice de "ótimo" ou "bom". Eleitores de Sarto (PDT) aparecem logo depois, com 27% da avaliação positiva. 

CLIQUE NA IMAGEM E VEJA OS NÚMEROS DETALHADOS DA PESQUISA

Eleições legislativas

O que você achou desse conteúdo?