Logo O POVO+
Metade dos eleitores de Fortaleza ainda não definiu voto para vereador
Reportagem

Metade dos eleitores de Fortaleza ainda não definiu voto para vereador

| O POVO/DATAFOLHA | Com dois dias até a eleição, nova pesquisa aponta que metade dos eleitores de Fortaleza ainda não decidiram o voto para vereador da Capital. Parlamentares elaborarão leis municipais, aprovarão orçamentos e fiscalizarão o próximo prefeito de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
PRIMEIRAS sessões do ano na Câmara Municipal têm sido marcadas por intensos debates sobre mudanças nas aposentadorias (Foto: Divulgação/CMFor)
Foto: Divulgação/CMFor PRIMEIRAS sessões do ano na Câmara Municipal têm sido marcadas por intensos debates sobre mudanças nas aposentadorias

A dois dias da eleição municipal, metade dos eleitores de Fortaleza ainda não decidiu em quem deverá votar para vereador na Capital. O dado é da última rodada da pesquisa O POVO/Datafolha, que também questionou entrevistados sobre perspectivas para o preenchimento das 43 vagas da Câmara Municipal de Fortaleza.

Ao todo, 45% dos entrevistados admitiram que ainda não decidiram o voto para vereador em Fortaleza. Outros 5% não souberam responder o questionamento. A outra metade do eleitorado, 50%, afirma que já está decidida na disputa pelo Legislativo.

O resultado não é exceção nas disputas em Fortaleza. Historicamente, o eleitor deixa a definição do voto para o Legislativo para a "última hora". Votação que decide quem serão os políticos que irão elaborar leis municipais, aprovar orçamentos municipais e fiscalizar o futuro prefeito, a eleição para vereadores acaba minimizada diante da mais acirrada disputa pela chefia do Executivo.

O menor destaque dado pelo eleitor à disputa do Legislativo, no entanto, não condiz com a importância do cargo dos vereadores . O cientista político Felipe Albuquerque, pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), destaca que os parlamentares acabam se tornando o principal canal de mediação entre os cidadãos e a esfera política e administrativa.

Segundo o cientista político, o próprio papel "coadjuvante" da eleição para vereador ajuda a explicar o pouco interesse da população pela disputa. "Normalmente a cobertura eleitoral se dá em torno dos candidatos ao Executivo, com os vereadores obtendo pouco espaço nas campanhas e no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral", explica.

Ele destaca ainda a grande quantidade de partidos e candidatos na disputa como fator de influência na indecisão. "Muitos partidos e candidatos significa muita informação e pouca diferenciação entre eles", avalia. "Em terceiro lugar é o próprio desconhecimento sobre o papel do vereador. É muito comum encontrarmos pessoas que não sabem para que serve um vereador e em quais áreas ele atua. Assim, o esforço para procurar um candidato é menor".

Ainda de acordo com a pesquisa, os eleitores que mais decidiram o voto para o Legislativo são aqueles que declaram voto no 1º turno para o candidato a prefeito do Psol, Renato Roseno. Entre eleitores do psolista, 59% disseram já ter decidido o voto para vereador. Capitão Wagner (Pros) aparece logo atrás, com 56% de definição, e José Sarto (PDT), com 53%.

Heitor Férrer (Solidariedade) aparece na sequência, com 49% de definição no voto para o Legislativo, seguido por Luizianne Lins (PT), com 46%. Entre os candidatos que mais pontuam na pesquisa, o que tem o maior percentual de indecisão é Célio Studart (PV), com apenas 36% dos eleitores do candidato dizendo já terem fechado questão na disputa proporcional.

O percentual de eleitores de Célio indeciso com o voto para vereador supera inclusive o índice entre aqueles que não sabem em quem pretendem votar para prefeito no 1º turno. Ao todo, 41% dos indecisos para a disputa pelo Executivo já fecharam voto para o Legislativo.

O Datafolha entrevistou 1.036 eleitores com 16 anos ou mais em todas as regiões de Fortaleza. O levantamento foi realizado entre a última segunda-feira, 9, e a terça-feira, 10, e divulgado na noite desta quarta-feira, 11.

A margem de erro máxima prevista é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-00572/2020.

Nas intenções de voto para a Prefeitura, a pesquisa apontou empate técnico entre Capitão Wagner e José Sarto na primeira colocação. O candidato do Pros aparece com 30% das intenções de voto e o do PDT com 27%. Logo atrás está Luizianne Lins, com 15%, Heitor Férrer, com 6%, Célio Studart, com 4%, Renato Roseno, com 3%, e Heitor Freire (PSL), com 2%.

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER OS NÚMEROS DA PESQUISA EM DETALHES

Eleições legislativas

 

O que você achou desse conteúdo?