Logo O POVO+
2020 é o ano com maior ampliação da malha cicloviária na Capital
Reportagem

2020 é o ano com maior ampliação da malha cicloviária na Capital

62 km até novembro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por

De janeiro até novembro, Fortaleza recebeu 62 km de novas infraestruturas cicloviárias. Com isso, o ano de 2020 é o período com mais investimentos nos percursos para o deslocamento seguro de ciclistas no Município. De acordo com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), vias públicas de todas as Regionais foram contempladas com novas ciclofaixas, ciclovias ou ciclorrotas.

"A expansão da malha vem desde 2013, como uma forma de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Isso traz uma série de benefícios tanto para a Cidade quanto para os ciclistas, em aspectos de saúde, segurança no trânsito, economia e menor poluição", afirma Gustavo Pinheiro, engenheiro responsável pelas ações da SCSP. "Recentemente chegamos a bairros como Canindezinho, Bom Jardim e Granja Portugal. Está em constante expansão e chegando para todo mundo", garante.

Tamanha extensão contrasta com constantes reclamações de falta de dificuldades de uso devido à falta de segurança e de manutenção da vias. Pinheiro assegura que existem ações constantes para renovar das placas de sinalização e para melhorar o pavimento. "Esse ano, várias faixas foram recapeadas e revitalizadas", afirma. "Já as ciclovias, que boa parte é anterior a 2010, precisam de projetos específicos de recuperação. Atualmente, a ciclovia da avenida Osório de Paiva está sendo recuperada, com o pavimento todo trocado."

Durante o mês de novembro, foram implantados 7,5 km de novas vias dedicadas à circulação de ciclistas. Já em outubro, foram 3,6 km de novos percursos distribuídos na avenida Vicente de Castro (1,9 km), no trecho entre a avenida Beira Mar e a rua Amâncio Filomeno; na avenida Alberto Craveiro (1 km), no trecho entre a BR-116 e a rua Pedro Dantas; e na avenida Raul Barbosa (700 m), entre a rua Coronel Gonçalo e a BR-116. Naquele mês, também foram implantadas cerca de 5,8 km de novas ciclofaixas.

Pinheiro enfatiza outra ação na esfera da mobilidade ativa em Fortaleza, o sistema Bicicletar, para uso compartilhado de bicicletas. Diversas estações foram entregues durante 2020. "Começou com 40 estações em 2014, foi para 80 em 2016 e, neste ano, chegaremos a 200 estações", contabiliza. Em julho, a previsão dada era de 210 estações do programa até o fim do ano.

Conforme a Prefeitura, há a previsão de implantar 10 km de novas infraestruturas cicloviárias nas ruas José Alves Cavalcante, Nogueira Acioli, Jaime Benévolo, Barão de Aratanha, Chico Lemos e Cônego Braveza ainda em 2020. Os investimentos fazem parte do Programa de Expansão da Malha Cicloviária, desenvolvido por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt).

O que você achou desse conteúdo?