Logo O POVO+
Reunião de comissão define nesta sexta como será vacinação dos professores
Reportagem

Reunião de comissão define nesta sexta como será vacinação dos professores

| FASE QUATRO | As definições sobre a vacinação dos trabalhadores da educação serão discutidas na tarde de hoje, 28, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). No CE, 10,61% da população tomou as duas doses
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA, CE, BRASIL, 28-04-.2021: Vacinação Drive Thru no estacionamento do estádio Castelão. Idosos tomam a segunda dose da vacina contra COVID-19. Pandemia de COVID-19 - Coronavírus.   ( Foto: Júlio Caesar/O POVO) (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR FORTALEZA, CE, BRASIL, 28-04-.2021: Vacinação Drive Thru no estacionamento do estádio Castelão. Idosos tomam a segunda dose da vacina contra COVID-19. Pandemia de COVID-19 - Coronavírus. ( Foto: Júlio Caesar/O POVO)

A vacinação dos professores, maior grupo prioritário da quarta fase de imunização, deve começar amanhã, 29, no Ceará. O governador Camilo Santana (PT) confirmou a data durante live de entrega de tablets a estudantes da rede estadual de ensino ontem, 27. As definições sobre a vacinação dos trabalhadores da educação, como as prioridades para a ordem de aplicação nesse público, serão discutidas na tarde de hoje, 28, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

O governador também ressaltou que o retorno das aulas presenciais só será feito mediante um cenário seguro para todos que compõe a rede pública de ensino, incluindo professores, estudantes e demais colaboradores.

"A previsão é que se inicie sexta-feira, 28, ou no sábado, 29. O mais tardar, no sábado, estará se iniciando a vacinação dos professores. Nós queremos vacinar, em curto prazo, todos os professores. Nosso objetivo garantir o início, a partir do próximo semestre, o retorno das aulas", comenta Camilo.

LEIA TAMBÉM

Ao lado da secretária da Educação, Eliana Estrela, Camilo realizou a conferência on-line com estudantes e profissionais da educação de diversas escolas no Ceará para entregar os equipamentos aos alunos da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual.

O Ceará soma 975.423 pessoas imunizadas, do total de 9,1 milhões residentes no Ceará. Ao todo, 10,61% da população tomou as duas doses da vacina contra a Covid-19 e completou a imunização contra a doença no Estado. A estimativa da quantidade populacional é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O balanço de vacinação é da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), com dados consolidados às 17 horas dessa quarta-feira, 26. Em relação à primeira dose (D1), 1.642.541 pessoas receberam o imunizante, o que corresponde a 17,87% da população.

Somando as duas doses, o Estado atingiu a marca de 2,6 milhões de doses aplicadas na população entre os 184 municípios cearenses. A imunização segue ocorrendo com aplicação de três vacinas: CoronaVac/Instituto Butantan, Oxford/Astrazeneca e Pfizer/BioNTech. Ao todo, 28 lotes de imunizantes já desembarcaram no Ceará, contabilizando 3,7 milhões de doses no Estado. Na noite dessa quarta-feira, 26, 24.570 doses de vacina da Pfizer desembarcaram no Estado para dar continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19.

Leia também: 

Quem perdeu seu agendamento da segunda dose do imunobiológico CoronaVac ou que ultrapassou a data limite que consta no cartão de vacinação terá nova oportunidade para se vacinar hoje. O público será acolhido na entrada Docas do drive-thru do Centro de Eventos, das 9h às 17 horas. Além desse público, a gestão municipal seguirá aplicando vacinas no público da terceira fase, que inclui pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas.

No Ceará, apenas os municípios de Fortaleza e Maranguape avançaram para a 4ª fase da vacinação nesta semana. Nesta etapa, além dos moradores de rua, professores, Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário, metroviário, aéreo, aquaviário, portuários, caminhoneiros, limpeza urbana, população privada de liberdade e funcionários dessa categoria vão receber as doses nesta fase. (Colaboraram Levi Aguiar e Mirla Nobre/Especiais para o O POVO)

 

O que você achou desse conteúdo?