Logo O POVO+
Presidente eleito do Peru recorre a todos os matizes políticos para formar seu governo
Mundo

Presidente eleito do Peru recorre a todos os matizes políticos para formar seu governo

Peru.
Edição Impressa
Tipo Notícia
CASTILLO venceu eleição acirrada no Peru (Foto: Gian MASKO / AFP)
Foto: Gian MASKO / AFP CASTILLO venceu eleição acirrada no Peru

O presidente eleito do Peru, Pedro Castillo, deu a entender que seu governo será formado por figuras de diversas matizes políticas, em suas primeiras declarações à imprensa um dia após ser proclamado pelo juizado eleitoral.

"Estamos estruturando uma equipe de trabalho e vejo que há pessoas muito interessadas em contribuir no apoio a este governo, de todas as tendências políticas, pessoas que também não são políticos que vi hoje (e) que têm toda a disponibilidade", assegurou Castillo, que deve assumir as rédeas do país na próxima semana.

"Estamos fazendo uma convocação a todos os técnicos, às pessoas mais distintas e comprometidas com o país" para que se somem à equipe do novo governo, complementou.

O secretário de Estado americano, Anthony Blinken, cumprimentou Castillo ontem por sua vitória em eleições "livres e justas".

"Estamos ansiosos por trabalhar com a administração do presidente eleito Castillo para fortalecer a relação entre os Estados Unidos e o Peru e levar nossas nações a um futuro melhor", disse Blinken em um comunicado. Na segunda-feira, 19, a embaixada americana em Lima tinha cumprimentado o presidente eleito.

Castillo também foi cumprimentado pelo presidente Jair Bolsonaro, que destacou sua vontade "para reforçar os laços de amizade e cooperação entre nossas nações", que compartilham 2.800 km de fronteira na Amazônia.

Dias após o segundo turno de 6 de junho no Peru, Bolsonaro tinha dito que "só um milagre" impediria a vitória de Castillo. (AFP)

 

O que você achou desse conteúdo?