Logo O POVO+
Lula minimiza viagens de Bolsonaro ao Nordeste e destaca pedidos não atendidos pelo Governo Federal
Reportagem

Lula minimiza viagens de Bolsonaro ao Nordeste e destaca pedidos não atendidos pelo Governo Federal

Avanço conservador
Edição Impressa
Tipo Notícia

O ex-presidente Lula (PT) minimizou neste fim de semana movimento recente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em ampliar número de viagens a estados da região Nordeste. "Não é tentando correr no último ano de mandato o Nordeste que você vai enganar o povo mais uma vez", disse, durante coletiva de imprensa realizada no último sábado no Ceará.

Atualmente, a região tem sido determinante para votações de candidatos de esquerda nas eleições presidenciais brasileiras. Em 2018, por exemplo, Fernando Haddad (PT) venceu de Bolsonaro em todos os nove estados do Nordeste.

"Eu possivelmente tenha sido um dos presidentes que mais viajou esse país, mas não viajava na época de eleição. Eu viajava porque era preciso conversar com os governadores, era preciso conversar com os prefeitos, e era preciso fazer as coisas de acordo com os governadores, com o que se pensava nos estados", disse Lula.

Nesse sentido, o ex-presidente destacou uma série de pedidos do Ceará que não estariam recebendo atendimento do Governo Federal. "Eu passei no porto e tinha um terminal da Petrobras que não estava funcionando. O governador Camilo está reivindicando que aquele porto seja dado para o Ceará para eles administrarem, e até agora não teve resposta definitiva", disse.

"Então a pessoa pode até nunca ter vindo no Ceará, mas é importante que as pessoas saibam que foram feitas coisas no Ceará, que foi feito financiamento. Não precisa o Governo Federal fazer tudo, mas se tiver inteligência de atender os pedidos de financiamento dos governadores, já tá de bom tamanho. Eu acho que o Bolsonaro deve viajar ao Nordeste sim, mas deve também atender as demandas do Nordeste".

Nos últimos meses, Bolsonaro tem ampliado presença no Nordeste, de olho em reduzir índices de rejeição na região. Só em 2021, o presidente esteve duas vezes no Ceará, uma em fevereiro - em Tianguá e em Caucaia - e outra na semana retrasada - em Juazeiro do Norte. Apesar disso, pesquisa do Instituto PoderData de 19 de agosto mostrava alta rejeição dele no Nordeste, com 72% dos moradores da região desaprovando o Governo Federal. (Carlos Mazza)

O que você achou desse conteúdo?