Logo O POVO+
Mudanças ocorrerão em março, mês da janela partidária
Reportagem

Mudanças ocorrerão em março, mês da janela partidária

Eleições. Mudanças de partido
Edição Impressa
Tipo Notícia

Apesar de já estarem anunciadas ou com negociação avançada nos bastidores da política local, a maioria das migrações partidárias de olho na disputa de 2022 deverá ser oficializada apenas em março do próximo, quando ocorrerá o prazo da chamada "janela partidária". É o período em que candidatos a reeleição podem trocar livremente de siglas para a eleição.

Ao todo, os candidatos terão prazo de 30 dias - entre o início e o fim de março - para que possam mudar de partido sem perder o mandato. A data ocorre em março porque este é o mês que marca seis meses antes do pleito, conforme o calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar de já ter sido instituída em outras eleições de maneira individualizada, a janela partidária foi regulamentada de vez na lei eleitoral brasileira pela Reforma Eleitoral de 2015. A norma surgiu como uma forma de "driblar" entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda de 2007, prevendo que os mandatos pertencem aos partidos, e não aos candidatos eleitos.

Fora da janela partidária, só é permitida a migração de parlamentares de partidos por justa causa, que incluem a criação de uma sigla; o fim ou a fusão do partido; um desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal.

Os dois últimos pontos foram o caso, por exemplo, do deputado Delegado Cavalcante (PTB), que deixou o PSL em 2020 alegando perseguição por parte da gestão do partido no Ceará, que chegou a questionar o seu mandato na Justiça Eleitoral. Fora dos casos de justa causa, a mudança de partidos pode acarretar na perda do mandato parlamentar.

Em entrevista ao O POVO, diversos parlamentares inclusive se recusam a antecipar possíveis movimentos na disputa de 2022, para evitar reações antecipadas de seus próprios partidos. O temor por vezes envolve os próprios suplentes dos parlamentares, que seriam convocados caso eles perdessem os mandatos para os partidos.

Além da Reforma Eleitoral de 2015, no entanto, a medida foi sendo introduzida no regramento eleitoral através de diversas outras iniciativas, como a Emenda Constitucional 91, aprovada em 2016, e pela própria Reforma Eleitoral promulgada em setembro deste ano.

Mais recentemente, em 2018, o TSE decidiu que só podem fazer uso da janela partidária aqueles parlamentares aos quais a eleição deste ano coincide com o fim de seus mandatos. Ou seja, somente deputados federais e estaduais podem utilizar do expediente nas eleições do próximo ano. Vereadores que quiserem utilizar da janela poderão sofrer questionamentos. (Carlos Mazza)

O que você achou desse conteúdo?