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Maior rendimento e preço mais baixo fazem conversão para GNV saltar 48,91% no Ceará
Reportagem

Maior rendimento e preço mais baixo fazem conversão para GNV saltar 48,91% no Ceará

| Competitividade | O salto de 44,12% pelo m³ do combustível apenas em 2021 não afugentou os condutores no Estado e fez a demanda crescer
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GNV foi o que teve menor reajuste entre os feitos pela Cegás (Foto: Evilázio Bezerra/O POVO em 02/07/2013)
Foto: Evilázio Bezerra/O POVO em 02/07/2013 GNV foi o que teve menor reajuste entre os feitos pela Cegás

A escalada no preço da gasolina neste ano fez uma já conhecida opção de economia dos condutores saltar aos olhos no Ceará. O Gás Natural Veicular (GNV) somou 2.673 novos veículos convertidos em 2021, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). O número representa um avanço de 48,91% sobre os 1.795 convertidos em 2020.

Para testar a economia, O POVO simulou, na calculadora disponibilizada no portal da Cegás, a conversão para GNV de um carro cujo consumo é de 8 quilômetros por litro de gasolina e o percurso diário é de 60 quilômetros. 

Pelos cálculos, a economia mensal para o proprietário é de R$ 520. Já o tempo de retorno do investimento depende essencialmente do valor desembolsado para a mudança no combustível.

No caso do valor mais baixo encontrado nas oficinas regulamentadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em Fortaleza, de R$ 3,8 mil, o tempo de reembolso é de R$ 7,3 meses. Mas, quando o valor é o mais caro encontrado (R$ 5,4 mil parcelados em dez vezes), o retorno só acontece 10,38 meses após a conversão.

Mas desde o aumento acentuado da gasolina, identificado a partir de maio, o número de conversões autorizadas no Detran-CE não foi menor que 200, com picos de até 386.

O movimento sinaliza a busca dos condutores por um combustível de menor peso nas finanças, apesar de o valor do metro cúbico cobrado nos postos cearenses pelo GNV ter aumentado 44,12% entre janeiro e a última semana de novembro. Os dados pesquisados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) ainda indicam que o preço médio de R$ 4,89/m³, no Ceará, é o mais elevado do País.

As razões para alta de preços do GNV

A elevação é observada com cuidado pelo analista em Petróleo e Gás, Bruno Iughetti, que aponta a logística de transporte do GNV como principal motivo da carestia. De acordo com ele, neste ritmo, a competitividade pode estar ameaçada.

Já o consultor em engenharia de petróleo, Ricardo Pinheiro, aponta a importação do gás como um dos motivos dessa alta. Apesar de não seguir uma política de preços semelhantes à da gasolina, a cada renovação de contrato, o GNV sofre ajustes a partir do câmbio.

Mas, quando os dados de consumo são observados, o volume de crescimento não chega a surpreender e se mantém constante ante o último ano, além de aquém ao pré-pandemia, segundo a Cegás.

A empresa, controlada pelo Governo do Estado, administra a distribuição do GNV no Estado e aponta um volume de 1,671 milhão de metros cúbicos movimentados em média neste ano entre janeiro e outubro (dado mais recente).

O volume fica 1,31% maior do que os 1,650 milhão movimentados em igual período de 2020. O total do ano passado, conforme o balanço da Cegás, é de 2,03 milhão de metros cúbicos. Já em 2019, antes da pandemia de Covid-19, o montante foi de 2,677 milhões de metros cúbicos.

"O crescimento do consumo de GNV no Estado mostra o quanto o combustível é competitivo, sendo mais econômico e funcional para os motoristas", afirma Thais Melo, gerente comercial da Cegás.

Futuro promissor

Ela afirma que o GNV do Ceará ainda apresenta um diferencial: 15% dele é composto de Gás Natural Renovável (GNR), produzido a partir dos resíduos do Aterro Municipal Oeste de Caucaia (Asmoc), onde a GNR Fortaleza atua desde 2019.

O percentual de GNR sinaliza um futuro promissor, segundo os especialistas ouvidos pelo O POVO. Tanto Iughetti quanto Pinheiro apontam a participação do biometano como benéfica ao meio ambiente e também para o bolso do consumidor - vide que a produção é local e pode ser ampliada a partir de experiências semelhantes à de Caucaia.

Para os próximos cinco anos, os dois demonstram otimismo com o hidrogênio verde (H2V), a partir dos contratos já assinados pelo Governo, um deles focado no transporte público movido a H2V.

 

Onde fazer a conversão?

Diagnosticar

Av. Bernardo Manuel, 7525 - Serrinha

(85) 98884-8375

Valor: R$ 3.800 à vista e 4,3 mil (10x)

Autogas

(85) 3254-2103

Av. Visconde do Rio Branco, 3248, Fátima

Valor: R$ 4.700 e 5 mil (à vista) e 5,200 (10x)

Barão Autos

(85) 3017-2334

R. Barão do Rio Branco, 2257 - José Bonifacio

Valor: R$ 5 mil (à vista) ou R$ 5 mil (4x sem juros) ou R$ 5,4 mil (10x)

Ecnogás

(85) 3290-0998

Rua Vitória, 577, Henrique Jorge

Valor: R$ 3,990 (à vista) e R$ 4,2 mil (8x)

FC Car

(85) 3221-1810

Av. João Pessoa, 3486, Damas

Valor: (1) 5 geração nacional: R$ 4 mil (8x sem juros) e R$ 3,8 mil (à vista)

(2) 5 geração internacional (italiana): R$ 4,5 mil (8x) e R$ 4,2 mil

GNV Auto Center

(85) 3111-7146

Av. Senador Fernandes Távora, 106, Damas

Valor: R$ 4,2 mil (à vista) e 4,4 (10x)

Parangaba Shopping GNV

(85) 3103-2494

Rua Germano Frank, 103, Parangaba

Valor: R$ 3,8 mil (à vista) e 4 mil(10x)

Mv Autos

(85) 3253-3444

Rua Senador Pompeu, 1948, Centro

Valor: R$ 4 mil (à vista) e R$ 4,2 mil(10x)

PSI Requalificadora

(85) 3232-6276

Rua Helena Moura, 355, Demócrito Rocha

Valor: R$ 3,8 mil (à vista) e R$ 4 mil (10x)

Requality Gás

(85) 3055-4347

Av. Osório de Paiva, 1841, Vila Peri

Valor: R$ 3,9 mil (à vista) e R$ 4.287 (10x)

 

Agenda

Procura acentuada pela conversão tem feito com que algumas oficinas tenham agenda apenas em janeiro de 2022. No entanto, algumas ainda fecham os horários semanalmente

 

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