Logo O POVO+
Nina Rizzi e Sara Síntique lançam novos olhares sobre o feminino
Vida & Arte

Nina Rizzi e Sara Síntique lançam novos olhares sobre o feminino

As autoras Nina Rizzi e Sara Síntique apresentam hoje, 24, seus livros escritos "com, para e sobre mulheres"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto: Ilustração de Raisa Christina "ÁGUA ou testamento lírico a dias escassos" livro de Sara Síntique

Reunidos na mesmo noite, a Livraria Lamarca realiza os lançamentos dos livros "Sereia no Copo D'Água", da escritora Nina Rizzi, e "Água ou testamento lírico a dias escassos", de Sara Síntique. Trazendo o universo feminino em suas escritas, a dupla de autoras se deparam com uma proposta em comum: escrever com, para e sobre mulheres.

"As mulheres sempre me interessaram mais. Tudo o que se refere às mulheres me interessa. Sempre quis me aproximar de todas, sejam personagens, escritoras, cantoras, artistas visuais. Acredito que toda escritura, todo gesto de escrita é profundamente político, porém quando é uma mulher, a quem sempre foi proibido o direito, essa pulsão política tem uma potência muito forte", declara Nina Rizzi.

Morando no Ceará há mais de dez anos, Nina também é editora e tradutora. Sua primeira publicação foi "Tambores pra n'zinga", em 2012, e a última "Quando vieres ver um banzo cor de fogo", em 2017. Publicado pela Edições Jabuticaba, "Sereia no Copo D'Água" fala sobre as mulheres e todas suas formas, complexidades e peculiaridades. Dividido em cinco partes, o livro se complementa com poemas, um diário, além da temáticas de maternidade e aborto. "É sobre mulheres que vieram antes de mim, que estão juntas de nós, que ainda virão", afirma Nina.

Água ou testamento lírico a dias escassos, de Sara Síntique foi editado a convite de Nina. "A edição foi de uma parceria verdadeira entre mulheres, entre amigas, foi muito deliciosa de fazer. É de uma alegria imensa fazer esse lançamento com ela ao meu lado não só como minha editora, mas também como escritora", conta Sara, que reuniu 33 poemas escritos por ela entre os anos de 2015 e 2018 para compor o livro.

Os livros "Sereia no Copo D'Água" da escritora Nina Rizzi, e "Água ou testamento lírico a dias escassos", de Sara Síntique, custam R$ 30 cada, e podem ser adquiridos na Livraria Lamarca.

O movimento das águas foi o que levou Sara a ter as primeiras ideias do livro, ainda em 2015, quando lançava Corpo Nulo, a sua primeira publicação. "Os banhos de açude, as barragens, o corpo humano, as mulheres e seus líquidos, o sertão quando escasso, o sertão quando chove, os mandacarus, as nuvens, os vapores, as geleiras, as lavadeiras, o amor, a paixão, o desejo, o encontro dos corpos, a partida dos amantes, as sereias e seus cantos, as sereias e seus silêncios", finaliza Sara Síntique.

Lançamento

Sereia no Copo D'Água e Água ou testamento lírico a dias escassos

Quando: hoje, 24, às 19 horas

Entrada gratuita

Preço do livro: R$ 30 (cada)

Onde: Livraria Lamarca (avenida da Universidade, 2475 - Benfica)

 

O que você achou desse conteúdo?