Logo O POVO+
Dragão do mar: reformas, mudanças e 2019 sem Maloca
Vida & Arte

Dragão do mar: reformas, mudanças e 2019 sem Maloca

| EM OBRAS | Segundo o Instituto Dragão do Mar, a programação foi cancelada em razão das reformas que acontecerão no equipamento. Evento está confirmado para abril de 2020
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Reforma deve acontecer por etapas para não inviabilizar funcionamento do Centro  (Foto: Fábio Lima/O POVO)
Foto: Fábio Lima/O POVO Reforma deve acontecer por etapas para não inviabilizar funcionamento do Centro

A sexta edição do festival Maloca Dragão não acontecerá em 2019. De acordo com o Instituto Dragão do Mar, o festival deste ano foi cancelado em razão de reformas necessárias no Centro. De início, o evento, que acontece tradicionalmente no mês de abril, foi adiado para o segundo semestre de 2019 e, agora, teve o cancelamento confirmado. Já as reformas do Centro estavam previstas para agosto de 2019, mas ainda não começaram. Após iniciadas, obras devem durar pelo menos oito meses. Nova data permanece indefinida.

"Não tem como realizar uma Maloca com o estado físico do Centro atualmente, seria um desvio de propósito. É necessário reformar o Centro e ter atenção aos espaços que precisam de manutenção para realizar o Festival no próximo ano", justifica a superintendente do Dragão do Mar, Natasha Faria. De acordo com ela, o Festival retorna no fim de abril de 2020.

Na primeira etapa, as obras devem atender ao Museu da Cultura Cearense (MCC), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), a passarela, a Multigaleria, o Anfiteatro, os banheiros externos e o Planetário, além de pintura externa de todo o complexo. Museus e Multigaleria terão tetos reformados; já o Anfiteatro terá obras no palco, banheiro, camarins e arquibancadas, com correções em áreas afetadas por alagamentos em dias de chuva. Problemas de infiltração devem ser corrigidos em todo o Centro. Orçamento será de aproximadamente R$ 6,8 milhões.

Natasha Faria explica que a reforma é de reparo e restauração. Ela conta, ainda, que uma obra no Teatro está sendo planejada para depois. "A reforma no Centro é uma questão muito emergencial, uma manutenção para que ele não piore nos próximos anos. Também pensamos a reforma no Teatro, que é mais específica e cara, e não podemos fazer agora", conta. Restauração virá por etapas e não deve inviabilizar o funcionamento do Centro. A programação deve acontecer normalmente e, caso haja necessidade, poderá ser realocada para algum outro equipamento gerido pelo IDM.

O Cinema do Dragão já passa por uma reforma de poltronas, sendo esta com recursos próprios do IDM. A Sala 2 está temporariamente fechada e, quando concluída, a restauração terá início na Sala 1. A reforma do Cinema deve ser concluída em breve e as sessões - atualmente reduzidas - devem voltar à programação normal.

Outro projeto do Centro pronto para sair do papel é a Vila Dragão, que, de acordo com Natasha, funcionará como uma "ambientação para receber o público". Será uma área de recepção na entrada principal (da avenida Castelo Branco) do equipamento cultural. A ideia é que o novo espaço seja inaugurado em março de 2020, junto à Biblioteca Pública Menezes Pimentel - em obras desde 2015, e com entrega prevista para março -, que terá estrutura de ligação com o Centro.

Para 2020, o Instituto promete "programação especial voltada para os Museus, ações de difusão direcionadas ao público infantil, a reformulação da Temporada de Artes Cearense e a nova Maloca".

Em 2018, Maloca Dragão reuniu mais de 150 atrações distribuídas em quatro dias, incluindo shows de Gilberto Gil, Letrux, Francisco El Hombre e Selvagens à Procura de Lei, que gravou DVD no Poço da Draga.

O que você achou desse conteúdo?