Logo O POVO+
Festival Além da Rua colore muros da Praia de Iracema, promove cursos e ações performáticas
Vida & Arte

Festival Além da Rua colore muros da Praia de Iracema, promove cursos e ações performáticas

Artistas locais, nacionais e internacionais são destaque no Além da Rua, que começa nesta quinta-feira, 12, em Fortaleza. Festival vai colorir muros da Praia de Iracema além de promover cursos e ações performáticas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Visita guiada à comunidade do Poço da Draga: uma das prévias do evento 
 (Foto: Lugar ArteVistas/ Divulgação)
Foto: Lugar ArteVistas/ Divulgação Visita guiada à comunidade do Poço da Draga: uma das prévias do evento

A partir desta quarta-feira, 11, Fortaleza ganhará as cores de mais um Além da Rua - Festival Internacional de Artes e Conexões. Apresentando como proposta abrir o leque de possibilidades para a arte urbana, o evento se estende na Cidade até domingo, 15, quando seguirá para a orla do Pecém, entre os dias 16 e 22, promovendo ações gratuitas que vão da pintura de muros a praças e jangadas, além de cursos, workshops e ações performáticas.

"É super importante ampliarmos esse conceito de arte urbana além dos grandes centros e expandi-lo até a comunidade litorânea. Pela nossa experiência, o Além da Rua irá ganhar destaque mundialmente por causa deste novo posicionamento e com as 15 velas que pintaremos e lançaremos ao mar", acredita Marina Bortoluzzi que, ao lado de Marcelo Pimentel, está à frente da plataforma Instagrafite (com mais de um milhão de seguidores) e da curadoria do festival, criado em 2010. O pontapé inicial já aconteceu no mês de agosto, na cidade paraibana de Sousa, por meio de uma convocatória de artistas.

"Já tínhamos inscrito o projeto no CCBNB, fomos aprovados e foi bem legal porque selecionamos cinco artistas, sendo dois do Nordeste e três de Sousa", explica Tereza Dequinta (Acidum Project), que responde pela assinatura artística do festival ao lado de Robézio Marques, o idealizador. "Robézio criou o Além da Rua a partir de uma Mostra Sesc Cariri das Artes em que ele trabalhou como artista e produtor. O primeiro festival foi no Cariri e já tinha esse perfil itinerante", salienta Tereza. Após as cidades de Juazeiro do Norte e Crato, o Além da Rua ainda realizou edições no Centro de Fortaleza e na Prainha de Canto Verde (Beberibe).

Realizado pela Ato Marketing Cultural, a quinta edição do Além da Rua chegará ao bairro Praia de Iracema com o trabalho de artistas locais, nacionais e internacionais, a exemplo dos cearenses Luci Sacoleira, Brreux e Auxi; Bozó Bacamarte (PE); Serifa (SP); Martha Cooper (EUA); Poni (MEX), entre outros. "O nosso critério é o Ceará, é a linha do litoral. Nós temos o segundo maior litoral do Brasil, então estamos focando muito nessas comunidades mesmo, nas vilas de pescadores, para sabermos como chegar e entrar de uma forma muito afetiva nesses lugares", destaca Tereza.

Para ela, o afeto tornou-se o fio condutor do projeto, que contou ainda com visitas guiadas prévias pelas comunidades do Serviluz, Poço da Draga, Praia de Iracema e Pecém. "O diferencial do Além da Rua em relação a outros festivais é justamente essa pegada que a gente tem de uma residência artística, de um festival grande e ao mesmo tempo com afeto. Estamos cada vez mais voltados às comunidades litorâneas, trabalhando com os pescadores, com a comunidade... Aonde o artista chega, vai vivenciar aquela comunidade, o povo, vai trabalhar o seu desenho a partir da vivência que ele está tendo no festival", detalha.

"Tivemos um cuidado de ter um time bem mesclado, com distribuição equilibrada de homens e mulheres, negros, pessoas de diferentes perspectivas, vivências e técnicas. Além de um equilíbrio entre artistas locais, nacionais (indo além de São Paulo) e internacionais latinos que possam dialogar com todos", destaca Marina. "Todos os artistas estão vindo com essa pegada de residência e de vivência. A curadoria do Instagrafite também foi pensada sobre isso, sobre os artistas pintarem muros menores, não só em grandes painéis", complementou Tereza. Atrações musicais também farão parte da programação no próprio bairro.

Além da Rua 2019 - Festival Internacional de Artes e Conexões

Quando/onde: de 11 a 15, em Fortaleza (Praia de Iracema); e de 16 a 22 de setembro, na orla do Pecém (distrito de São Gonçalo do Amarante)

Programação completa e outras info: @alemdaruafestival (Facebook e Instagram)

O que você achou desse conteúdo?