Logo O POVO+
Corredor cultural tem Fernando Catatau e outras diversas atrações
Vida & Arte

Corredor cultural tem Fernando Catatau e outras diversas atrações

Primeira edição Corredor Cultural Benfica em 2019 traz programação diversificada com música, gastronomia, oficinas gratuitas e programação infantil
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O Corredor Cultural Benfica retorna no domingo com  programação gratuita de arte, lazer e cultura para todas as idades (Foto: Rômulo Costa)
Foto: Rômulo Costa O Corredor Cultural Benfica retorna no domingo com programação gratuita de arte, lazer e cultura para todas as idades

Território que aproxima ciência, cultura e boemia, o bairro Benfica volta a receber, em outubro, um dos projetos culturais de ocupação artística e urbana mais aguardados do segundo semestre do ano. O Corredor Cultural Benfica, que se mantém há dois anos no calendário do bairro, realiza sua primeira edição de 2019 durante todo o próximo domingo, 13, no entorno Avenida da Universidade e na Praça da Gentilândia, com a proposta de fazer circular arte, cultura e lazer gratuito para todas as idades.

Com viés educativo, o Corredor Cultural leva opções de oficinas gratuitas para todas as idades durante toda a manhã do domingo para os jardins da Reitoria. “A programação do evento busca sempre atender a uma diversidade de vozes que constroem e compartilham o Benfica, desde as famílias que moram no bairro à comunidade universitária, que podem conjuntamente vivenciar o local numa perspectiva diferente”, explica Chico Célio Vieira, produtor executivo do evento.

Para este ano, os esperados shows musicais do Corredor ganharão um novo palco: a Praça João Gentil, conhecida como Praça da Gentilândia. Distante dois quarteirões da Avenida da Universidade, a praça receberá os shows a partir das 16h. “Para nós, fez todo sentido deixar um pouco o espaço da concha acústica e ampliar o percurso pelo Benfica, em uma área maior e que possa ser mais percebida pelos moradores e transeuntes”, Chico justifica.

A Banda Sinfônica da UFC, projeto de extensão da Universidade, abre a programação musical com concerto inédito. “Pop Rock in Concert” leva para o palco um repertório já conhecido do pop e do rock clássico, como Michael Jackson, Amy Winehouse, Coldplay, Elvis Presley e Queen. “É super importante essa possibilidade de oferta de música erudita e popular para o público em um mesmo evento, algo que reflete na própria concepção do nosso repertório”, explica o músico Leandro Serafim, regente do grupo.

Ainda no ritmo do pop rock e, desta vez, com foco nas bandas nacionais, o bloco Geração Coca Cola traz repertório de artistas como Legião Urbana, Titãs, Rita Lee, Barão Vermelho e Cazuza em versões dançantes e carnavalescas. “A pluralidade já está na essência do bloco. Estarmos inseridos em um palco recheado de diversidade e estamos super felizes com isso”, conta Cláudio Mendes, idealizador do bloco.

Entre as atrações musicais do Corredor Cultural, também passam pelo palco Getúlio Abelha, que apresenta o show Corta fogo, e o guitarrista Fernando Catatau, da banda cearense Cidadão Instigado. O músico, que apresenta um show-retrospectiva que reúne elementos de toda a sua trajetória musical, comemora a pluralidade de sons que irão passar pelo evento. “Fortaleza tem talentos muitos diversos e estou muito feliz para dividir essa sonoridade com eles. Ainda mais em um evento que leva a cultura e a arte para ocupar as ruas, o que é importantíssimo nesses tempos que vivemos”, conclui.

Corredor Cultural Benfica 2019 - 1ª Edição

Tenda multicultural

Feira Mercado Coletivo da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR)

Horário: 8h às 16h

Feirinha gastronômica

Horário: 8h às 16h

Aulão aberto de dança de salão

Horário: 9h às 10h

Palco Aberto - palhaçaria

Horário: 10 às 12h

DJ Fish

Horário: 12h

Jardins da Reitoria

Feira Enel Compartilha Empreendedorismo

Horário: 8h

Brincarmóvel - Brinquedoteca Itinerante

Horário: 9h às 13h

Projeto Lazer Acadêmico do IFCE

Horário: 9h às 12h

Grupo Papo de Tambor

Horário: 10h

Feira de Antiguidades

Horário: 9h às 16h

Jardins da Reitoria

Oficinas

Horário: a partir das 9h

Museu de Arte da UFC

Visita guiada

Horário: 9h30

Praça da Gentilândia

Banda Sinfônica da UFC - Pop Rock in Concert,

Horário: 16h

Grupo Musif

Horário: 17h

Getúlio Abelha

Horário: 18h

Bloco Geração Coca-Cola.

Horário: 19h

Fernando Catatau

Horário: 20h

Espaço inédito

Uma das novidades da primeira edição do Corredor Cultural de 2019 é o Espaço Tenda. "Com música ambiente e diferentes opções de lazer, a tenda é um local divertido e confortável, abrigado ao sol, que ajuda as pessoas a permanecerem no evento durante a tarde, enquanto esperam os shows musicais da Praça da Gentilândia", explica Chico Célio Vieira, produtor do evento.

A nova estrutura centraliza vários outros espaços que antes estavam espalhados pelos jardins da Reitoria, Av. da Universidade e estacionamento do Museu de Arte da UFC, como a feirinha do Mercado Criativo da Secultfor, a feira gastronômica do Corredor, o grupo Papo de Tambor e atrações circenses.

O que você achou desse conteúdo?