Porque a escolha de Paris como locação para seu filme?
Joe Pimentel - Porque o Bandeira veio para cá em 1946. E ficou dois grandes períodos aqui. Depois ele volta para Copacabana, no Rio de Janeiro, fica um tempo lá, e volta para cá. Enfim, porque ele aconteceu aqui, né? Veio para cá para estudar na Escola de Belas artes, ganhou uma bolsa, e fica um tempo aqui. Passa um período grande da vida dele aqui. Morre aqui, inclusive, em 1967. Então, inevitavelmente a gente teria que vir aqui.
Halder Gomes - Por Paris ser o epicentro do mercado de artes e local dos principais movimentos artísticos dos séculos XIX e XX.
Wolney Oliveira - Por que Paris? Porque o primeiro prêmio importante do cinema brasileiro foi a Palma de Ouro em Cannes, em 1956, para o filme O Cangaceiro, do Lima Barreto. Naquela época existia a categoria de Melhor Filme de Aventura, e foi a que ele ganhou. Hoje não existe mais. Mas foi o primeiro prêmio importante do cinema brasileiro. E esse filme passou oito anos em cartaz na França. Passou, inicialmente, seis meses em cartaz aqui em Paris, depois foi para o interior da França, e depois voltou para a Paris. Enfim, foram oito anos e ele fez quase meio milhão de espectadores aqui. O filme foi como um Avatar (blockbuster de James Cameron), imagina 232 milhões de dólares, nos anos 1950, seria hoje mais de um bilhão de dólares! Então, todo mundo conhece a história do cangaço através de O Cangaceiro, e depois vem Deus e o Diabo na Terra do Sol (que também concorreu em Cannes) e tal. São dois pontos importantes.