Logo O POVO+
Matheus Souza estreia cem romance juvenil
Vida & Arte

Matheus Souza estreia cem romance juvenil

| estreia | Livro de Matheus Souza embarca na viagem de cinco garotas com apenas um aspecto em comum: todas se chamam Júlia
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Musical inspirou livro e vai também virar filme (Foto: Daniel Chiacos/ divulgação)
Foto: Daniel Chiacos/ divulgação Musical inspirou livro e vai também virar filme

Todas as mensagens enviadas por todas as pessoas ao redor do mundo ficaram instantaneamente disponíveis. Imagine o que aconteceria: casais terminando relacionamentos, traições sendo descobertas, brigas acontecendo em praça pública e fotos íntimas sendo expostas. É nesse momento que cinco garotas absolutamente diferentes se encontram. Há apenas um detalhe em comum entre elas: todas têm o mesmo nome, Júlia. A narrativa adolescente ambientada entre o Rio de Janeiro e São Paulo é uma criação de Matheus Souza - que estreia com o livro Cinco Júlias, publicado pela Companhia das Letras.

Cada Júlia tem os próprios dramas. E a ambiência da história proporciona espaço para todas conseguirem ter espaço, vozes e o próprio desenvolvimento narrativo. E são justamente as diferenças de personalidade que tornam o livro interessante. Vemos uma jovem aspirante a "digital influencer" tendo fotos expostas por um namorado raivoso; temos uma estudante que recebe uma sentença de morte; e acompanhamos uma que é taxada de "rebelde" pela família simplesmente por aceitar a própria sexualidade; e sentimos a angústia de uma garota que trai o namorado em busca de alguma emoção na vida; há, também, a que vive na morosidade onde nada acontece. É difícil não se identificar com, pelo menos, uma das Júlias. As cinco se entrelaçam durante uma noite de chuva e partem em uma viagem conjunta. 

É quase inverossímil acreditar que cinco desconhecidas vão se encontrar no meio de uma tempestade e partir juntas na direção de São Paulo. Quando lemos Cinco Júlias, entretanto, parece algo absolutamente possível e plausível. Afinal, o mundo está desabando por conta das mensagens expostas e nenhuma delas quer voltar para a própria casa. A menor das questões é encontrar outras pessoas que têm o mesmo nome que você no meio da noite. A sucessão de fatos inacreditáveis parte do "impossível" e chega ao "pode acontecer". Afinal, quem não gostaria de viver uma grande aventura com um grupo de amigos?

Matheus Souza é um bom autor, mas comete pecados quase imperdoáveis. Todas as Júlias - em uma hora ou outra - caem no lugar do clichê. O livro, claro, é destinado ao público jovem - mas isso não precisa se traduzir em personagens rasas e situações de comicidade forçada. Os leitores com menos idade são espertos, têm acessos a narrativas em diversas plataformas e não se contentam com qualquer contação de história. Por isso, é aceitável ter o reforço de estereótipos através das personagens. E as vozes poderiam ser melhor trabalhadas em vários aspectos. O livro é carregado de expressões que se aplicam unicamente ao nosso tempo. Será que o leitor dos próximos dez anos entenderá as referências tão específicas? 

Entre erros e acervos, Cinco Júlias é uma tarde agradável de diversão e de pequenos momentos de desentendimento narrativo. Quem vai ao livro não deve esperar muito. A obra nasceu de um musical homônimo e deve estrear como filme no próximo ano - detalhes e nomes das atrizes que vão interpretar as protagonistas ainda não foram divulgados. O riso não é garantido com a leitura da obra, mas é possível extrair boas lições sobre amizade, companheirismo, juventude e capacidade de encontrar o novo. 

 

Cinco Júlias foi publicado pela Companhia das Letras
Cinco Júlias foi publicado pela Companhia das Letras

Cinco Júlias

De Matheus Souza

Capa de Claudia Espínola de Carvalho

Companhia das Letras, Selo Seguinte

Quanto: R$ 39,90

328 páginas

O que você achou desse conteúdo?