Logo O POVO+
Festival de circo traz mais 80 apresentações ao Ceará
Vida & Arte

Festival de circo traz mais 80 apresentações ao Ceará

Em sua sexta edição, o Festival Internacional de Circo do Ceará traz ao Estado mais de 80 apresentações, entre atrações locais, nacionais e internacionais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Atrações locais, nacionais e internacionais serão apresentadas durante o Festival Internacional de Circo do Ceará, que passará por cinco cidades do Estado a partir desta terça-feira, 12 (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Atrações locais, nacionais e internacionais serão apresentadas durante o Festival Internacional de Circo do Ceará, que passará por cinco cidades do Estado a partir desta terça-feira, 12

Entre os dias 12 e 24 de novembro acontece o 6ª Festival Internacional de Circo do Ceará. A programação gratuita inicia por Fortaleza, dos dias 12 a 17. Em seguida, as atrações chegam a Aracati, dias 15 e 16. De 19 a 21 será a vez do Paracuru, seguindo para São Gonçalo do Amarante dias 22 e 23. O evento encerra em 24 de novembro, em Itapipoca.

Com artistas da Bélgica, Uruguai, Colômbia, México, Chile e Argentina, as sete atrações internacionais trazem números de música, contorcionismo, palhaçaria, entre outros. Destaque para o ator e luthier argentino Salvador Trapani, que em La Royalle, transforma torneiras, latas, cordas e ferramentas em instrumentos musicais.

Nas produções cearenses, uma das atrações é o Mestre da Cultura Pimenta, mais antigo palhaço em atividade no Estado, e seu neto Baratinha, que apresenta Do Tradicional ao Contemporâneo. As companhias Laguz Circo, K'Os Coletivo e Cia Carroça de Mamulengos também estão no festival.

Segundo o diretor artístico Ângelo Márcio, o Festival Internacional de Circo do Ceará ainda é novo, mas já bastante maduro nesses seis anos. "A expectativa gerada nos locais por onde ele tem passado é muito grande e muito legal, como também para os artistas que têm a intenção em fazer parte da programação. Esse ano a gente abriu a seletiva, recebemos 511 inscritos e ficamos muito surpresos com as informações e propostas que chegaram de vários lugares do Ceará, do Brasil e do mundo. E todos já ficaram sabendo por intermédio de outros artistas sobre a qualidade da programação, sobre o formato do festival de ser itinerante e de agregar diversas possibilidades do universo do circo".

Um dos destaques para Ângelo é o grupo La Mínima, fundado pelos atores Fernando Sampaio e Domingos Montagner, falecido durante as gravações da novela Velho Chico. A companhia paulista apresenta Reprise, espetáculo onde dois palhaços desistem de competir pelo posto de mais engraçado e passam a atuar juntos.

"Quando o evento foi gerado, ele tinha essa intenção e essa preocupação de reunir a diversidade do universo do circo, desde o tradicional de lona até circo de rua, circo-teatro, circo híbrido (que mistura linguagens). Outra coisa que também é particular do festival é que a gente busca ocupar os espaços públicos. Nosso grande foco é no interior, trazendo as famílias que lotam as noites. Nessas cidades, procuramos também locais que dificilmente iriam uma programação. E só é possível com esse tamanho por conta das leis de incentivo. Elas cumprem uma função muito importante que é fomentar, sobretudo, as linguagens que têm mais dificuldade e sofrem com isso", avalia Ângelo.

6º Festival Internacional de Circo do Ceará

Quando: de 12 a 17, em Fortaleza; 15 e 16, em Aracati; 19 a 21, em Paracuru; 22 e 23, em São Gonçalo do Amarante; dia 24, Itapipoca

Informações: (85) 98870 0007 e www.festivaldecircoceara.com

Acesso gratuito

O que você achou desse conteúdo?