Logo O POVO+
Festival Delícias do Mundo reúne culinária de diversos lugares na Praça Verde
Vida & Arte

Festival Delícias do Mundo reúne culinária de diversos lugares na Praça Verde

| Edição III | Entre os dias 24 e 26 de janeiro, o Festival Delícias do Mundo reúne a culinária de diversos lugares do mundo na Praça Verde, no Centro Dragão do Mar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A expectativa é que 5 mil pessoas compareçam por dia (Foto: René Lima/Divulgação)
Foto: René Lima/Divulgação A expectativa é que 5 mil pessoas compareçam por dia

Quiche francês, cordeiro da patagônia, yakissoba japonês e raclette suíça. Os pratos típicos de 19 países serão contemplados na terceira edição do Festival Delícias do Mundo. Com mais de 20 stands, o evento conta ainda com foodtrucks e foodbikes de chefs que residem no Ceará.

Com comidas que variam entre R$5 e R$30 por prato, o festival tem o objetivo de "levar comida diferenciada de qualidade que não é comumente disseminada na Cidade a preço acessível", afirma a produtora cultural, Liége Xavier. Ela, que tem paixão pela culinária, lançou o primeiro evento pensando na Copa do Mundo, em 2014. Por conta do sucesso entre os cearenses, expandiu para outras edições.

O foco do festival é fazer o intercâmbio cultural por meio do paladar. Segundo o consultor gastronômico Élcio Nagano, "como a proposta é oferecer uma volta ao mundo gastronômico, nós fomos atrás de talentos de algumas etnias. Conseguimos também bastante gente de Fortaleza porque vemos alguns jovens chefs, mesclados com os experientes da Cidade". Por isso, todos os profissionais presentes são residentes da Capital.

Os contatos que Nagano tem neste universo, por ser consultor e professor do curso de Gastronomia do Centro Universitário Unifanor, refletem na diversidade dos chefs convidados. Um exemplo é Pedro Goés, jovem que voltou da Suíça após um mestrado na área. No evento, ele fará o típico raclette.

Para Nagano, a principal diferença do festival para outros é a variedade. "Inclusive alguns desses pratos não são servidos nos restaurantes em Fortaleza", aponta. Estudioso da cultura gastronômica tailandesa, ele vai preparar um prato típico feito com camarão ao curry e abacaxi.

Incentivado pela Secretaria da Cultura, o Delícias do Mundo oferece mais do que a troca de culturas. O Instituto Gastronômico das Américas, por exemplo, irá ofertar oficinas para até 50 pessoas em horários específicos. Para participar, é necessário comparecer com antecedência no local e se inscrever.

A expectativa de público para a terceira edição é de 5 mil pessoas por dia. Segundo Liége Xavier, "as duas edições anteriores foram de muito sucesso porque trazemos uma boa música em um espaço democrático e seguro". Nesta edição, Camila Marieta, Maken, banda Soul Sin e Mano Braz são as atrações confirmadas.

 

Programação

Sexta-feira (24/01)

17h - Oficina de Carnes com o chef Felipe Farias

18h30min - Oficina de Cordeiro com o chef Felipe Farias

20h - Show de Camila Marieta

Sábado (25/01)

17h - Oficina de Risoto de Feijão Verde com o chef Luiz Davi

18h - Palestra "Trilhando o caminho entre o hobby e a profissão", de Edilberto Costa

18h30min - Oficina de Doces Cearenses com o chef Luiz Davi

20h - Shows de Maken e Banda Soul Sin

Domingo (26/01)

17h - Oficina de Sobremesas Argentinas com o chef Felipe Farias

18h30min - Oficina de Gastronomia Molecular com chef Élcio Nagano

19h - Show de Mano Braz

 

Serviço

Festival Delícias do Mundo

Quando: de sexta, 24, a domingo, 26, de 16h às 23 horas

Onde: Praça Verde Historiador Raimundo Girão - Centro

Gratuito

 

O que você achou desse conteúdo?