Logo O POVO+
Espaço M.arte tem pré-lançamento com evento que mescla gastronomia e outras linguagens artísticas
Vida & Arte

Espaço M.arte tem pré-lançamento com evento que mescla gastronomia e outras linguagens artísticas

Com a proposta de ser um novo espaço cultural, o M.arte tem sua pré-estreia nesta sexta-feira, 28
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ragout de pepino com creme fresh, rabanetinho marinado com hortelã, esfera de batata cremosa, dressing de manga e beterraba, teriaky de rapadura com pimenta, tapioca. Prato foi inspirado no estilo
Foto: Divulgação Ragout de pepino com creme fresh, rabanetinho marinado com hortelã, esfera de batata cremosa, dressing de manga e beterraba, teriaky de rapadura com pimenta, tapioca. Prato foi inspirado no estilo "surrealismo brega bagaceira cult cafona contemporâneo nonsense literal " de Pedro Orlando e Guiga Maria

Gastronomia é arte. Das texturas, sabores e resultados, a culinária abre espaço para a criação, para a beleza e para o deleite. Da ideia da comida como peça artística, surge o Espaço m.Arte, criação do chef Lukas Marte que pretende funcionar como novo catalisador cultural em Fortaleza. O local terá evento de pré-lançamento com a participação de outros artistas, seguido de uma festa, nesta sexta-feira, 28.

Idealizado pelo artista visual cearense Pedro Orlando, o evento, nomeado de Órganiq Trüq, propõe reunir artistas e abrir diálogo entre linguagens artísticas. O local recebe obras e performances de artistas, como o Antenor Lago e a dramaturga Natalia Coehl. Ela apresenta no sábado, 29, a experiência O que você vê, às 14 horas, no local. 

O resultado das performances, entre fotografias, colagens e artes visuais, ficará exposto na m.Arte. Como o espaço não tem horário de funcionamento fixo, Lukas explica que semanalmente os horários e dias de visitação serão avisados no Instagram (@espaco_m.arte). As exposições devem continuar até o começo de maio. 

Prezando a apresentação do prato e a criatividade, Lukas define seu estilo na cozinha como "experimental", misturando sabores e ingredientes de forma inovadora. "Eu gosto de colocar no prato o que as pessoas não estão acostumadas a comer ou colocar o que elas estão acostumadas, mas de um jeito diferente. Por exemplo, eu gosto de misturar carne e peixe. Já fiz bacon com tucupi de capim-santo, farofa de mandioca e formigas amazônicas. Outro prato exótico é a lula recheada com bacon e maçã, servido com espuma de macaxeira e esfera de melão. Vou sempre nesta direção. Mantenho alguns padrões no prato, mas sempre vou intrigar e estranhar um pouco, e é o que leva à curiosidade", explica ele, que há dez anos trabalha como cozinheiro.

As ideias das misturas e da técnica vieram da experiência de Lukas no exterior. "Todos os pratos são interpretações minhas com técnicas que eu aprendi lá fora e com as comidas no Ceará. São leituras minhas", explica. Apesar da cozinha ter chegado de forma inesperada para ele - como um trabalho provisório quando estava na Suíça -, o cozinheiro ressalta que se encontrou na culinária e que o empreendimento é uma forma de seguir sua paixão.

Lukas garante que todo o espaço do empreendimento é preparado para intervenções, exposições e performances. A medida que chegue uma nova obra, a proposta é adaptar o menu, de forma a se adequar com a temática da peça ou da performance. "A ideia é estar também com uma exposição de algum artista, então os pratos devem seguir essa temática, mudando a partir dos eventos de arte e cultura do espaço". 

 

Órganiq Trüq - pré-lançamento do Espaço m.Arte

Quando: sexta-feira, 28, a partir das 18 horas

Quanto: Vernissage gratuito e festa por R$ 10

Performance O que você vê, de Natália Coehl

Quando: sábado, 29, às 14 horas

Gratuito

Onde: rua Napoleão Laureano, 505 - Fátima

 

O que você achou desse conteúdo?