Logo O POVO+
Orquestra Popular do Nordeste homenageia Mestre Macaúba do Bandolim
Vida & Arte

Orquestra Popular do Nordeste homenageia Mestre Macaúba do Bandolim

A apresentação especial ocorre neste domingo, 1°, no Theatro José de Alencar
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Entrevista com José Felipe da Silva, o Macaúba, músico bandolinista. Coluna Gênios da Raça. (Foto: Edimar Soares/O POVO) (Foto: Edimar Soares, em 25/07/2013)
Foto: Edimar Soares, em 25/07/2013 Entrevista com José Felipe da Silva, o Macaúba, músico bandolinista. Coluna Gênios da Raça. (Foto: Edimar Soares/O POVO)

Considerado Tesouro Vivo da Cultura pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult) no ano de 2017, José Felipe da Silva, o Mestre Macaúba do Bandolim, será homenageado pela Orquestra Popular do Nordeste (OPN) neste domingo, 1° de março, no Theatro José de Alencar. Um dos pioneiros do chorinho e do uso do bandolim no Ceará, Macaúba do Bandolim iniciou na música ainda jovem, com pouco mais de dez anos, inspirado pelo compositor Jacob do Bandolim.

Com um legado passado para os filhos, netos e bisnetos, Macaúba do Bandolim marcou sua trajetória de mais de 65 anos de atividade nos bares e botecos de Fortaleza e da Região Metropolitana. Em apresentação gratuita com ambiente inspirado nos tradicionais botequins, onde o chorinho era atração principal da noite, o concerto "Choro Botequim" terá início às 18 horas.

Referência do gênero musical, Mestre Macaúba influenciou diversas gerações na arte do choro. Marinaldo do Bandolim, um de seus filhos e também músico, conta que desde pequeno acompanhava o pai nas rodas de samba da Cidade, iniciando no instrumento aos 12 anos de idade. Hoje, com 35 anos, Marinaldo afirma que a importância do pai vai além dele ser um bom músico, mas também por inspirar outras pessoas a seguirem com seus sonhos. “O trabalho e a vida do meu pai é algo muito incentivador para gente que é músico. Meus amigos até comentam que ele tem espírito de jovem, e que esse amor que ele tem pela música incentiva várias pessoas”, declara.

Diretor da Orquestra Popular do Nordeste, Pedro Madeira conta que as apresentações da Orquestra sempre foram pensadas para homenagear os compositores cearenses. “Dessa vez a gente escolheu o Mestre Macaúba para fazer realizar a apresentação. A gente vem fazendo essa pesquisa de músicos da terra e o Macaúba é um dos mais antigos que ainda está em atividade. A história dele é fundamental para continuação desse gênero. O nosso objetivo é deixar registrado as músicas dele e suas histórias para que continue inspirando e influenciando a nossa arte que é muito rica", explica o músico.

Fundada em 2014, a OPN iniciou suas atividades no curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), além de realizar pesquisas sobre a música popular nordestina, o grupo musical também promove a propagação das obras dos artistas locais. Com produção de Andreia Pires, o concerto Choro Botequim transformará o Theatro José de Alencar um verdadeiro botequim. "Um dos nossos diferenciais é a arte, temos toda uma caracterização pensada em contar uma história junto com a música. 'Show de Botequim' é nome de uma música do Mestre Macaúba, e o boteco tem essa coisa de encontro de pessoas, de união entre a galera mais nova com a mais velha, e isso é a principal escola do choro. Vai ser uma noite bem especial", afirma Pedro.

Tendo se apresentado em outros momentos ao lado do Mestre Macaúba, o show deste domingo da Orquestra não será diferente. Pedro Madeira conta que além de Macaúba, outras participações especiais serão convidadas para subir ao palco principal do José de Alencar e cantar e tocar junto com a Orquestra Popular do Nordeste.

Durante o evento, será lançado um livro de partituras das canções do Mestre Macaúba do Bandolim. O songbook produzido pela Orquestra Popular do Nordeste custará R$ 30 e será o segundo livreto do grupo - o primeiro foi de Tarcísio Sardinha. "A ideia de lançar um songbook é reverenciar esse mestres da músicas que são pouco acessíveis. Nosso desejo é permitir que as músicas desses artistas continuem sendo tocadas pelos mais jovens", explica Pedro Madeira.

“O trabalho da OPN é muito importante para o choro e para a música do Ceará. Antes os músicos não tocavam as músicas do meu pai e também de outros artistas por não terem material ou não terem acesso às partituras. Esse songbook que eles estão produzindo é muito importante para o legado da música cearense”, finaliza Marinaldo do Bandolim.

A apresentação terá início às 18 horas e a entrada para o TJA será pela rua 24 de Maio, rua lateral ao teatro, devido a entrada da rua Liberato Barroso estar fechada para reformas na Praça.

Choro Botequim

Quando: domingo, 1°, às 18 horas

Onde: Theatro José de Alencar (rua 24 de maio, 600 - Centro)

Informações: (85) 3101 2596

Gratuito

 

O que você achou desse conteúdo?