Logo O POVO+
Empossados novos servidores da Secult
Vida & Arte

Empossados novos servidores da Secult

| especialistas | Apesar de ser a mais antiga do País, secretaria nunca havia realizado concurso público
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
SECRETÁRIO da Cultura Fabiano Piúba e governador Camilo Santana em ato de posse dos novos servidores da Secult
 (Foto: MAURI MELO/O POVO)
Foto: MAURI MELO/O POVO SECRETÁRIO da Cultura Fabiano Piúba e governador Camilo Santana em ato de posse dos novos servidores da Secult

Pela primeira vez desde a criação da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) - a primeira do Brasil -, foram contratados funcionários públicos para integrar o quadro da pasta. Os 96 servidores compõem os cargos de analista de cultura, e serão distribuídos entre todas as coordenadorias e equipamentos da Secult.

São profissionais das áreas de Artes Cênicas, Dança, Artes Plásticas, Cinema, Letras, Música, História, Biblioteconomia, Museologia, Arquivologia, Antropologia, Sociologia, Pedagogia, Comunicação Social e Mídias Sociais, além de Arquitetura, Engenharia e Conservação de patrimônio cultural.

Para Carla Manuela Vieira, representante dos novos servidores e formada em História com especialização em História da Arte, a presença de artistas e especialistas em Cultura garante "novo fôlego" à pasta. "A Secult é a mais antiga do Brasil, mas nunca teve um concurso público. Então havia uma defasagem muito grande de profissionais especializados em Cultura. Claro que tínhamos equipes competentes, mas que se formaram na experiência", analisa.

Segundo ela, a presença de profissionais mais especializados permite a Secult a ter novas demandas e seja mais assertiva em ações, além da possibilidade de gerar mais empregos para especialistas na área cultural.

O secretário da Cultura Fabiano Piúba explica que os convocados ainda participarão de um ciclo formativo, com 430 horas de aulas em gestão pública e políticas culturais. Dessa forma, os funcionários estarão plenamente qualificados para compreender política pública como "uma construção social e coletiva".

"É inédito a gente ter, nesses concursos, pessoas com formação artística", completa o secretário, também ressaltando a relevância da maioria dos servidores virem de universidades públicas federais e estaduais.

Em discurso na solenidade de posse, o governador Camilo Santana (PT) reforçou a importância de valorizar a Cultura em momentos de crise. "A cada momento de esvaziar a cultura nesse Brasil, nós (Ceará) vamos aumentar a Cultura", garantiu o governador. Camilo também ressaltou a importância da pasta para gerar empregos, principalmente por meio da economia criativa, e fortalecer a inclusão da sociedade.

O governador ainda comentou ao O POVO sobre a parceria entre a Secult e a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), já que a Capital foi eleita como cidade criativa do Design pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

"Fortaleza como cidade criativa possibilita inserir jovens nessa área aqui no Estado, então o Fabiano vai ter um trabalho muito importante nesse sentido com os analistas de cultura", concluiu o governador. (Catalina Leite/ Especial para O POVO)

O que você achou desse conteúdo?