Logo O POVO+
Websérie resgata histórias de receitas de família
Vida & Arte

Websérie resgata histórias de receitas de família

Em Memória Gastronômica das Famílias Cearenses, a jornalista Lêda Maria entrelaça receitas tradicionais com histórias de vida ligadas ao prazer de uma boa mesa
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Advogado Rodrigo Macêdo (Foto: fotos Roberto Kennedy/divulgacão)
Foto: fotos Roberto Kennedy/divulgacão Advogado Rodrigo Macêdo

Por meio de cores, cheiros, gostos e texturas, muitas lembranças familiares são construídas em volta da mesa. O modo de preparo, os ingredientes escolhidos com zelo e a personalidade inserida na preparação de cada prato, por exemplo, fazem ressoar pelas receitas passadas entre gerações um traço do pertencimento e afeto intimamente ligado ao sabor. Percorrendo lembranças domésticas ligadas à gastronomia, a websérie Memória Gastronômica de Famílias Cearenses, realizada pela Editora Dummar e O POVO, apresenta histórias de homens que compartilham o amor pela culinária cearense e seus muitos sentimentos. O conteúdo tem apresentação de Lêda Maria, jornalista e colunista do Vida&Arte.

Em cada um dos cinco episódios da websérie, a jornalista revisita tradições culinárias e acervos afetivos de algumas famílias cearenses e histórias de suas refeições mais significativas. As entrevistas narram experiências de homens que aprenderam no ambiente familiar a paixão pela gastronomia. "Queria afastar esse preconceito de que homens não entram na cozinha. Percebi que temos muitos homens na Cidade que entendem a cozinha como paixão e até mesmo como profissão, ganhando destaque nisso. Isso mostra que eles foram capazes de arrancar os segredos dos caderninhos de receita guardados das avós, das madrinhas, mas transformam tudo isso com um tempero diferente, um tempero de amizade", explica Lêda Maria.

Memória Gastronômica de Famílias Cearenses dá continuidade a um projeto iniciado ainda em 2016, quando a jornalista publicou um livro com o mesmo título, pelas Edições Demócrito Rocha. "Eu já havia trabalho em diversas áreas do jornalismo, mas foi a primeira vez que mergulhei no universo da gastronomia. Isso exigiu que eu fosse uma pesquisadora de temperos que garantem mais sabor à vida e ao mesmo tempo ao meu próprio trabalho", conta a jornalista. O volume 2 da pesquisa, que deu origem à websérie, deve ser publicado em formato de livro em breve.

Ao mesmo tempo em que conheceu e se reconheceu nas histórias das famílias e dos sabores que envolvem a convivência familiar em torno da mesa, Lêda percebeu que o domingo permanece como momento de encontro afetivo marcado pelas refeições que aproximam e convidam à interação entre parentes e amigos. "Essa websérie traz à tona a cozinha do Ceará, mas sobretudo aquela coisa maravilhosa que a gente escuta das mães e das avós, que vem há muitos anos mantendo a cozinha como lugar de encontro, de conversas, da troca de experiências", explica Lêda.

Entre os cinco entrevistados que compõem a websérie, o empresário Maurício Filizola abre a sequência compartilhando a receita do "bulim" (biscoito doce à base de goma e tipicamente cearense), que era preparado na residência de sua avó, na Serra da Ibiapaba, uma lembrança marcante de sua infância. No segundo episódio, o empresário Cristiano Lins apresenta a sua ligação afetiva com o prato Risone Mediterrâneo, que mistura a tradição da massa italiana com os sabores mediterrâneos. Participam ainda o médico Fernando Novais, o advogado Rodrigo Macêdo e, no último episódio, o empresário Ronaldo Carvalho, que entrelaça suas receita predileta com as memórias familiares que a envolve.

Para Lêda, a websérie insere o gosto pela gastronomia em uma realidade nova, trazendo histórias de cozinheiros jovens que são impulsionados também pelo fomento de novos cursos de gastronomia na Cidade, valorizando o espaço do homem na cozinha. "São pessoas que, independente da rotina, valorizam as reuniões em torno da boa mesa e encontram um tempo para receber os amigos, os familiares, cozinhar e conversar. Ou seja, é a combinação do sabor da gastronomia com o tempero da amizade. A cozinha mantém esse elo entre as pessoas e gerações", conclui.

 

Websérie Memória Gastronômica das Famílias Cearenses

Quando: às terças e quintas

Onde: Canal do Youtube do O POVO

 

O que você achou desse conteúdo?