Logo O POVO+
Sesc Ceará hospeda evento gratuito para comemorar o mês do livro
Vida & Arte

Sesc Ceará hospeda evento gratuito para comemorar o mês do livro

Sesc Ceará comemora Semana do Livro e da Biblioteca com programação especial. Bate-papo com escritores, contação de histórias e oficinas estão entre as atividades oferecidas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Tércia Montenegro falará sobre seu livro
Foto: Divulgação Tércia Montenegro falará sobre seu livro "Turismo para cegos"

Com um evento 100% virtual e gratuito o Sesc inicia hoje as celebrações da semana do livro. O tema "Literatura em todo canto" norteia a programação, que segue até do dia 30 de outubro. Entre as atividades, haverá bate-papo literário, performances de poesia, contação de histórias e outros momentos com convidados locais e nacionais. As abordagens passam pela importância do acesso ao livro e do incentivo à leitura, e também por questões de representatividade e acessibilidade. 

"A pandemia mudou a forma de produzir arte e cultura, então migramos nossa programação para o ambiente virtual mostrando que o Sesc reconhece a literatura como uma expressão artística importantíssima para o processo de formação humano. Ela pode e deve estar em todos os cantos e isso não torna o livro físico obsoleto. Estamos apenas ocupando um novo ambiente e eu diria que isso é urgente para o momento em que vivemos, com essa reclusão e impossibilidade do toque e dos afetos físicos", relata Jair Cozta, técnico de Cultura do Sesc Fortaleza.

Leia também | Intervenção urbana "Livro de Rua" extrapola os muros da Cidade e ganha versão impressa de bolso

A primeira atividade será um bate-papo entre frequentadores da Biblioteca Rachel de Queiroz, do Sesc Fortaleza, mediado pela equipe do espaço. Em seguida, ocorrerá a conversa sobre o romance de estreia da cearense Tércia Montenegro, "Turismo para Cegos", sobre a história de uma jovem artista que tem os planos interrompidos por uma doença que lhe custará a visão.

Tércia conta que um dos desafios enfrentados na escrita do livro foi o de ter feito a obra sem a vivência de alguém com deficiência visual, a partir apenas de estudos e da experiência de passar dois dias vendada, com o propósito de explorar os outros sentidos. "A ideia surgiu porque eu fiz um trabalho voluntário na Sociedade de Assistência aos Cegos. Eu sempre ficava me perguntando como era estar naquela experiência da privação da visão que é algo tão associado ao turismo. Eu gosto muito de viajar e a primeira coisa que planejamos é o que ver e assim foi nascendo o livro", conta a autora, que também é cronista do Vida&Arte aos domingos.

O debate conta com a pesquisadora Rose Soares, que vive a mesma condição da protagonista, porém tendo isso apenas como um detalhe em sua vida e não algo predominante.

Leia também | Festival Unifor Moda Integra (Umi) anuncia programação online a partir desta terça

Nesta quinta-feira, 29, o evento conta com a participação do ator alagoano e mestre em literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Toni Edson na contação de histórias "Bichos, Cantos e Encantos", voltado ao público infantil. O momento vai destacar contos com temáticas de povos indígenas e africanos por meio dos animais e suas personificações.

"Acho que as histórias de tradição oral e as fábulas possuem uma gama de ensinamentos muitas vezes não observada, até pela crença de que são apenas para crianças. Para mim, a grande importância não é nem ocupar espaços na literatura. Alguns contos que conto são seculares e passeiam em nosso imaginário há muito tempo. Alguns eu nunca vi publicados. O importante é que esses contos possam chegar de novo aos diversos públicos com uma visão e tratamento estético nosso, com canções originais, no sentido de despertar nas mais diversas idades o prazer de escutar e quiçá recontar esses artefatos de literatura e oralitura", partilha Edson.

De acordo com Jair Cozta, é fundamental expor como histórias podem ser construídas de forma respeitosa e orgânica sem partir de visões limitantes ou do senso comum. "É uma programação que fala de democratização, de representatividade, de liberdade", informa o profissional.

A experiência de acesso à leitura promovida pela Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária será apresentada na quinta, às 19 horas. O local movimenta a comunidade do Curió com oficinas e atividades de socialização, como clubes de leituras, grupos de capoeira, além de auxiliar na inscrição de editais, concursos e nas aulas à distância, também agindo como ponto de apoio para que jovens possam ter acesso à informações e orientações.

Leia também | Disco "Rita Lee" ganha reedição de vinil em comemoração aos 40 anos do lançamento

Em apenas três anos, a comunidade teve sua imagem transformada a partir dessa iniciativa. "O Curió que, infelizmente foi conhecido como o bairro da chacina por muito tempo, passou a ser conhecido como o bairro da biblioteca", conta com orgulho Talles Azignon, criador da Livro Livre .

Já na sexta-feira o evento hospedará a oficina "Livro: Conservar para não restaurar", com presença das bibliotecárias Joselane Maciel e Louise Pedraça. Para encerrar, acontecerá a performance poética "O Patativa que eu conheci", apresentada por Daniel Gonçalves, neto de Patativa do Assaré. Na apresentação, o cordelista conta a história desde o nascimento até os últimos dias de um dos mais célebres poetas nordestinos.

"Existe muita coisa que não é verdadeira, então eu conto a realidade. E nessa trajetória eu vou declamando os poemas dele. É uma viagem e parece um sarau. Dessa vez vou colocar uma sanfona para musicar", antecipa Daniel, que diz viver inteiramente de cultura. Ele expressa que se vê num local de extrema responsabilidade por carregar consigo uma das maiores referências na poesia, mas que gosta também de apresentar o lado mais caseiro do avô, o agricultor risonho, diferente do que mostra a maioria das fotos de Patativa.

Programação

28/10, quarta-feira

14 horas - Leitores e Biblioteca: Bate-papo literário com leitores/frequentadores da Biblioteca Rachel de Queiroz | Mediação: Equipe da BRQ

Transmissão: Google Meet

19 horas - Conversa com o Escritor: Tércia Montenegro conversa sobre o livro "Turismo para Cegos" | Mediação: Rose Soares (RJ)

Transmissão: YouTube Sesc Ceará

29/10, quinta-feira

14 horas - Contação de Histórias: "Bichos, Cantos e Encantos", com o ator Toni Edson (AL)

Transmissão: YouTube Sesc Ceará

19 horas - Bazar das Letras: Saral2# - Uma experiência de acesso à leitura da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária, com Talles Azigon | Mediação: Douglas Carioca (Prof. Sesc Fortaleza)

Transmissão: Instagram @livrolivrecurio e @sescce

30/10, sexta-feira

14 horas - Oficina: "Livro: Conservar para não restaurar" (2h/aula)

Público-alvo: Leitores e frequentadores da BRQ | Facilitadoras Joselane Maciel e Louise Pedraça (Equipe da BRQ)

Número de vagas: 20

Inscrições: gratuitas até o dia 29/10 (ou até o preenchimento das vagas), exclusivamente pelo link

Transmissão: Google Meet

19 horas - Performance Poética: "O Patativa que eu conheci", com o poeta Daniel Gonçalves | Mediação: Douglas Carioca (Prof. Sesc Fortaleza)

Transmissão: YouTube Sesc Ceará

Semana do Livro e da Biblioteca no Sesc Ceará

Quando: de 28 a 30 de outubro

Gratuito 

Mais informações: www.sesc-ce.com.br 

Instagram: @sescce

O que você achou desse conteúdo?