Logo O POVO+
Confira dicas de locais e cardápios para celebrar o Dia Mundial do Veganismo
Vida & Arte

Confira dicas de locais e cardápios para celebrar o Dia Mundial do Veganismo

Inspirado pelo Dia Mundial Veganismo, comemorado neste 1º de novembro, o V&A GUIA preparou uma lista de lugares que oferecem pratos veganos na Cidade
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O prato de almoço do Mandir, composto por arroz integral, sala crua e variações de leguminosas, custando R (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação O prato de almoço do Mandir, composto por arroz integral, sala crua e variações de leguminosas, custando R (Foto: Divulgação)

Em 1994, na Inglaterra, a ativista britânica pelos direitos do animais Louise Wallis convencionou que o 1° de novembro seria a data em que se comemoraria o Dia Mundial do Veganismo. Cinquenta anos antes, naquela mesma data, havia sido fundada na Inglaterra a The Vegan Society, primeira instituição a empregar oficialmente o termo vegano. De lá pra cá, muito se avançou no conceito e nas práticas veganas mundo afora.

Mais do que uma escolha alimentar, o movimento é um estilo de vida voltado à libertação dos bichos. Os veganos buscam uma vida sem qualquer tipo de exploração animal, seja na alimentação, no vestuário, em cosméticos e até na medicina.

Muitos adeptos ingressaram no veganismo a partir do desejo por um mundo mais sustentável e com menos emissões de carbono no meio ambiente. Os questionamentos relacionados ao consumo de insumos produzidos com políticas mais voltadas ao bem-estar dos animais também se tornaram mais frequentes.

As mulheres ainda são maioria entre os veganos. De acordo com o livro "A Política Sexual da Carne", nos Estados Unidos 79% dos membros do movimento são do sexo feminino contra apenas 21% de indivíduos do outro gênero. Além disso, um estudo realizado Inglaterra indica que homens tendem a se sentir envergonhados de pedir opções sem carne em público, como se isso fosse diminuir sua masculinidade.

Mas isso não tem sido impeditivo para o aumento dos números de forma geral. De acordo com um levantamento do Google, e 2019 a busca pelo termo alcançou seu ápice e nos últimos cinco anos o número de pesquisas aumentou em 345%.

Em Fortaleza, é possível encontrar diversos espaços voltados ao público vegano ou com opções que os contemplem, como o restaurante GreenVegg e o Mandir Restaurante Vegano, famoso por servir comida indiana. Já o Mercado Vida Saudável e o Le Gumis se destacam por venderem produtos especiais, como carne de jaca e salgadinhos de festa.

Há opções também na Casa Patuá, no Hey Joe Food'n'Bar, na Culinária da Van e no Chamego, que levaram para seus cardápios uma uma variedade de opções que vão desde cachorro quente de soja até moqueca de banana. Listamos a seguir algumas dicas para iniciados e iniciantes das delícias veganas. Que tal experimentar uma delas para comemorar a data?

Guia vegano em Fortaleza

GrennVegg
Almoço e sobremesa veganos
Onde: Rua Castro Monte, 1088 - Varjota
Funcionamento: quarta a domingo das 11h às 15 horas

Mandir Restaurante
Comida afetiva 100% vegana
Onde: rua Padre Francisco Pinto, 257 - Benfica
Funcionamento: todos os dias, das 10h30min às 14h30min

Mercado Vida Saudável
Mercado e café
Onde: av. Padre Antônio Tomás, 292 - Aldeota
Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 19 horas

Le Gumis
Restaurante, açougue vegano e mercearia
Onde: rua Vicente Leite, 1380 - Aldeota
Funcionamento: quarta das 11 às 15 horas e de quinta a domingo das 11às 21h30min

Casa Patuá
Restaurante com opções veganas
Onde: rua Monsenhor Bruno, 819, Meireles
Funcionamento: terça a domingo das 11 às 15 horas, e de quinta à sábado das 18h30min às 22h30min

Hey Joe Food'n' Bar
Restaurante com opções veganas
Onde: rua Norvinda Pires, 32 - Aldeota
Funcionamento: todos os dias, das 17h às 22h30min

Culinária da Van
Restaurante com opções veganas
Onde: rua Waldery Uchôa, 260 - Benfica
Funcionamento: quarta e quinta-feira das 11h às 15 horas e das 18h às 23 horas; sexta das 11h às 15 horas e das 17h às 23 horas; sábado das 11h às 23 horas e domingo das 11h às 19 horas

Chamego
Restaurante com opção vegana
Onde: rua Torres Câmara, 996 - Aldeota
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17 horas

O que você achou desse conteúdo?