Logo O POVO+
Canal FDR apresenta show de Luiza Nobel na abertura do Corredor Cultural do Benfica
Vida & Arte

Canal FDR apresenta show de Luiza Nobel na abertura do Corredor Cultural do Benfica

Show da cantora Luiza Nobel é destaque na nova temporada do Corredor Cultural Benfica. Programação será transmitida pelo YouTube e pelo Canal FDR nesta quinta, 12, às 18 horas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Promovido desde 2017, o Corredor Cultural Benfica (CCB) é um projeto de ocupação artística e cultural que costuma acontecer presencialmente no bairro Benfica, em Fortaleza, com programações que incluem shows e oficinas formativas. Na foto, edição de 2018. (Foto: Rômulo Santos/Divulgação)
Foto: Rômulo Santos/Divulgação Promovido desde 2017, o Corredor Cultural Benfica (CCB) é um projeto de ocupação artística e cultural que costuma acontecer presencialmente no bairro Benfica, em Fortaleza, com programações que incluem shows e oficinas formativas. Na foto, edição de 2018.

Durante a pandemia, muitas incertezas pairaram sobre a realização e a veiculação de produtos e eventos culturais. Ao longo desse período surgiram alternativas que visaram contornar essas situações, como a adaptação para os meios digitais. É contemplando esse último aspecto que a quarta edição do Corredor Cultural Benfica acontecerá, com show de Luiza Nobel e transmissão do Canal FDR marcando seu lançamento nesta quinta-feira, 12, a partir das 18 horas.

Promovido desde 2017, o Corredor Cultural Benfica (CCB) é um projeto de ocupação artística e cultural que costuma acontecer presencialmente com programações que incluem shows e oficinas formativas. Com o lema "#QueTudoBemFique", a quarta edição está prevista para acontecer gratuitamente e em duas versões, sendo uma em 12 de dezembro e a outra no dia 16 de janeiro. Devido à pandemia, a ideia é de que o evento seja realizado prioritariamente de forma on-line, com possibilidade de ocorrer em formato híbrido em janeiro, mas isso dependerá da situação da pandemia no Estado.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Luiza Nobel (@luizanobel) em

Para Chico Célio, produtor executivo do Corredor Cultural, a pandemia "repercutiu também na captação de recursos para projetos culturais", questão que já estava apresentando dificuldades antes do quadro pandêmico. Entretanto, ele acredita que houve também a abertura de "novas possibilidades" para a realização de eventos, como a "adaptação dos seus conteúdos para o meio on-line". Assim, foram pensadas maneiras de promover o Corredor Cultural virtualmente e, acima de tudo, mantendo "a forte identificação territorial" que o evento tem em relação ao Benfica.

Entre as novidades que serão apresentadas, estão o aplicativo do Corredor Cultural Benfica e a disponibilização de visitação virtual ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc). O museu atua também como uma das extensões da programação do evento.

Leia também | Confira o que candidatos e candidatas à Prefeitura de Fortaleza propõem para a cultura

Pelo aplicativo, será possível ter acesso às programações do Corredor Cultural, realizar inscrições em atividades on-line como oficinas e minicursos e assistir a shows por meio de transmissão ao vivo.

Uma das parcerias feitas para o quarto ano do Corredor Cultural Benfica foi com o Canal FDR, que estreou esta semana em substituição à TV O POVO. A emissora fará a transmissão do show de abertura e também veiculará, em sua programação, compilados dos dias do evento. Chico Célio considera essa parceria importante para a "democratização" do acesso a esses produtos e para "colocar em circulação" a produção local. "O Corredor Cultural acabava se esgotando dentro do próprio evento, em que basicamente quem via era quem estava lá, então nós lançamos a proposta (para a emissora) e a resposta foi bem positiva", afirma.

O aspecto do alcance dos produtos culturais também é mencionado por Graciele Siqueira, diretora do Mauc, ao comentar sobre a oferta da visitação virtual ao museu. Segundo ela, essa nova plataforma possibilitará maior acesso a uma "história da arte que tem suas peculiaridades" e aos "nossos principais nomes nas artes plásticas", sejam elas consideradas "eruditas" ou "de cunho popular".

Em parceria com o Corredor Cultural Benfica, está previsto para ser lançado em dezembro um webapp de realidade virtual com tour de 360 graus que possibilitará ao público o acesso às atuais exposições temporárias (como a "Design Por Mulheres 2020") e ao circuito de longa duração do museu.

Leia também | Curso em plataforma cearense online une Filosofia, amor e Beatles

"É mais uma possibilidade, além dos canais de comunicação que o Mauc já tem, como site e redes sociais, de chegar e entrar na casa e na vida de outras pessoas", destaca Graciele.

A abertura da quarta edição do Corredor Cultural Benfica será protagonizada pela cantora e compositora Luiza Nobel, que também encerrou a edição de 2018. A cantora reforça a felicidade que sente em poder estar de volta e também a importância do Corredor Cultural neste momento de pandemia. "Ele movimenta toda uma cadeia de cultura que está prejudicada, assim como outras cadeias de mercado, e o Benfica sempre foi esse lugar de acesso, de encontro, amizade, de criação, de arte. Ver esse evento resistindo mostra que a gente continua pulsando", destaca.

O show de Luiza Nobel será completamente autoral e trará canções produzidas no período de pandemia. Durante a live, o público poderá realizar doações de qualquer valor. As doações serão revertidas em cestas básicas a partir de parcerias do evento com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) e a campanha "Natal Sem Fome".

Lançamento da 4ª edição do Corredor Cultural Benfica

Quando: quinta-feira, 12, a partir das 18 horas

Onde: canal do Corredor Cultural Benfica no YouTube e no Canal FDR; em sinal digital aberto, no canal 48.1; em sinal fechado, canal 23 (Multiplay), 24 (NET) e 138 (Brisanet)

Mais informações: site do Corredor Cultural e perfil no Instagram

O que você achou desse conteúdo?