Logo O POVO+
Beleza vista das alturas
Vida & Arte

Beleza vista das alturas

| disney+ | Produzida pela National Geographic e narrada por Rodrigo Santoro, série documental 'Sobrevoando' mostra belezas naturais da América Latina
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Em oito episódios, série reúne mais de 160 horas de imagens captadas por drones em quatro países - Argentina, México, Peru e República Dominicana (Foto:  fotos divulgação)
Foto: fotos divulgação Em oito episódios, série reúne mais de 160 horas de imagens captadas por drones em quatro países - Argentina, México, Peru e República Dominicana

Rodrigo Santoro se sentiu como um pássaro em seu mais novo trabalho, a narração da série documental "Sobrevoando", que chega junto com o Disney . A produção do National Geographic tem oito episódios que exploram quatro países da América Latina com imagens de cima. "A visão aérea é fabulosa. É uma forma de colocar as coisas em perspectiva metaforicamente", disse o ator em entrevista ao Estadão, via conferência virtual. "Ela não só promove uma sensação de liberdade, mas oferece um ponto de vista diferenciado, como de um pássaro. É um ponto de vista de alguém que está cuidando, alguém que vigia, que cuida, que sobrevoa e que não interfere. Que observa com distanciamento e, ao mesmo tempo, perto o suficiente para poder apreciar aquilo."

As mais de 160 horas de imagens foram captadas por drones em quatro países - Argentina, México, Peru e República Dominicana - focando em oito regiões e 30 cidades. Entre as atrações estão preciosidades históricas, culturais, da geografia, da fauna e da flora, como as pirâmides maias e os cenotes de Yucatán, a procissão do Señor de los Milagros em Lima, as ruínas de Machu Picchu, a trilha de Colombo em Santo Domingo e as baleias de Puerto Madryn. O Brasil ficou de fora da primeira temporada, mas, segundo Fernando Semenzato, líder de desenvolvimento e de produção para National Geographic e Nat Geo Kids da América Latina, temporadas futuras devem retratar o País. "Há 130 anos que National Geographic tem como objetivo chegar aonde nunca ninguém chegou, ou seja, contar histórias que não foram contadas Sobrevoando mostra cidades e lugares que talvez conhecêssemos, mas de uma maneira diferente, de cima", disse Semenzato.

Santoro espera, como artista e cidadão, que a série ajude as pessoas a entender que tudo é nossa casa. "E que preservar a biodiversidade não é moda, mas, sim, respeito por todos os mecanismos que favorecem nossa existência", disse. "As intenções são importantes, mas mais importantes ainda são as ações. E eu acho que essa série é um convite ao espectador a se enamorar dessas paisagens, desses lugares, dessas riquezas naturais, culturais, históricas, desses povos nativos, da sabedoria que eles carregam, toda a ancestralidade que está aí na natureza, a importância disso." Para ele, a preservação vem da admiração. E, nesse caso, a perspectiva aérea também ajuda. "O ponto de vista nos coloca no nosso lugar, nos mostra o tamanho que temos."

O ator é um apaixonado pela natureza, como se pode notar. E ele tem esperança de que mais pessoas estejam vendo a importância de defendê-la. "Está se falando mais sobre o assunto. Pelo menos discutindo, a gente começa a ver. Mas as ações são fundamentais. É preciso que a economia abrace isso", afirmou. "É necessário ser uma forma de olhar com respeito e com seriedade mesmo para a questão. Não pode ser uma coisa dos que preservam a natureza. Preservar a natureza não deveria ser uma coisa de alguns, de filosofia. É uma questão de sobrevivência mesmo. Se você preserva seu meio, está preservando a sua vida, a sua sobrevivência nesse lugar, o futuro, está dando condições para o hábitat. A Terra está aqui há tempos, a gente chegou muito depois. Não faria mal ter um pouco de humildade com tudo o que estava aqui antes, essas informações todas que estão na natureza " Santoro acha que é muito fácil observar isso: basta ver um dos muitos programas do National Geographic. "Você assiste e pensa como a natureza é perfeita. E é, se a gente não estragar."

A série vem num momento em que esses lugares não podem ser visitados ao vivo, por conta da pandemia. Para Rodrigo Santoro, é um momento de transformação. "Uma das coisas que aprendemos, ou deveríamos ter aprendido, é que vivemos uma falsa sensação de individualismo. Nossas escolhas, por menores que sejam, influenciam a vida de todo o mundo. Estamos aqui, agora, presenciando exatamente isso: o que a gente faz impacta a vida de todo o mundo. Isso é, na verdade, uma metáfora para uma série de coisas, para a preservação do meio ambiente, obviamente, mas também vários outros níveis", completou.

Sobrevoando é um alento em tempos tão difíceis. "As imagens nos fazem refletir sobre tanta beleza e tanta riqueza, mesmo sabendo que há tantos problemas sociais, econômicos, políticos. Mas, ao mesmo tempo, temos uma potência natural, histórica e cultural na América Latina. É, no mínimo, um convite à reflexão". (Agencia Estado)

O que você achou desse conteúdo?