Logo O POVO+
Curso de teatro abre inscrições para formação básica de artistas negros no Ceará
Vida & Arte

Curso de teatro abre inscrições para formação básica de artistas negros no Ceará

Ao todo, serão 45 horas/aulas ofertadas a artistas com pelo menos um ano de experiência artística em qualquer área afim
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
O Percurso Básico de Teatro Negro terá como formadores Maíra Abreu, Pedra Silva e Rubéns Alves (Foto)
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação O Percurso Básico de Teatro Negro terá como formadores Maíra Abreu, Pedra Silva e Rubéns Alves (Foto)

Com o objetivo de “propor ampla discussão sobre o fazer cênico” realizado por pessoas negras, o curso Percurso Básico de Teatro Negro (PBTN) tem inscrições virtuais abertas até o próximo dia 23. A iniciativa é promovida pelo grupo artístico As Griotes e busca possibilitar a formação básica de artistas negros no Ceará. A seleção da turma ocorrerá de 24 a 25 de janeiro e o resultado será divulgado no dia 26.

No curso, serão ofertadas, ao todo, 45 horas/aulas a artistas autodeclarados negros com pelo menos um ano de experiência artística em qualquer área afim, ou seja, que permeie o meio artístico em suas ações. Os selecionados participarão de três momentos intitulados “travessias” com formadores que fazem parte de campos do teatro, da dança, das ciências sociais, artes visuais e cênicas e da performance negra. Assim, apresenta-se uma transversalidade na arte.

Segundo Yasmin Élica, atriz e uma das fundadoras do grupo As Griotes, a origem do curso está relacionada ao seu desejo de que existisse uma formação de teatro negro no Estado. Formada em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), ela relata que durante sua passagem pela instituição não foram repassados conteúdos que abordassem esse âmbito.

Entretanto, soube, durante a pandemia, de um curso on-line de estudos em teatro negro disponibilizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Yasmin passou a refletir ainda mais sobre a necessidade de uma formação como essa no Ceará, e, em meio também ao apoio oferecido pela Lei Aldir Blanc, decidiu trabalhar na criação do PBTN. “A ideia de criar esse curso foi para que as pessoas daqui interessadas em estudar o teatro negro, sobretudo as pessoas negras, pudessem encontrar nos seus locais de habitação esse tipo de conteúdo”, complementa a atriz.

Permeando esse objetivo, entra em cena também a tentativa, com o curso, de fazer “um levante artístico decolonial” sobre a produção negra no Ceará, ou seja, de apresentar olhares que fogem de abordagens eurocentristas e que valorizem artistas locais. “Falta darmos visibilidade para essas pessoas que já existem no meio artístico cearense e oferecermos um espaço ideal para que possamos trabalhar com assuntos que nos são pertinentes”, destaca Yasmin.

As expectativas da atriz para a realização do PBTN são “as melhores possíveis” e acredita na grande relevância que ele tem para o “fortalecimento” de artistas negros no Estado. “Eu quis trazer nesse curso uma sensação de pertencimento. Acho que isso vai nos trazer o fortalecimento de artistas negros para que eles não queiram se encaixar em caixinhas coloniais que a gente aprende na escola e na faculdade. Que a gente faça uma rede de fortalecimento”, enfatiza.

Percurso Básico de Teatro Negro

Quando: inscrições até dia 23; aulas de 2 a 20 de fevereiro, das 18 às 21 horas de terça a sexta-feira e das 9 às 12 horas aos sábados

Inscrições: www.bit.ly/vempropbtn

Mais informações: @percursobasicodeteatronegro

O que você achou desse conteúdo?